Stay Updated Plan para 2016

Decidi criar esse post para compartilhar como decidi me organizar esse ano para me manter atualizado na área (desenvolvimento web front end). E como o blog funciona com tudo que aprendo, provavelmente vou voltar a compartilhar mais informações com mais intensidade.


Até então, eu tenho um plano de estudos semanal focado nas linguagens HTML, CSS e JS. Cada uma com foco em um dia da semana.

  • Segundo é dia de HTML.
  • Terça é dia de CSS.
  • Quarta é dia de JS.

E quanto ao resto da semana? Quinta eu deixava reservada para tentar estudar performance, com base nos conhecimentos adquiridos nos dias anteriores da semana, e a sexta era reservada para criar experimentos com os conhecimentos adquiridos durante a semana.

Não obtive muito sucesso em relação as tarefas de quinta e sexta. Após começar a faculdade, tive que focar mais nos conteúdos acadêmicos, que não tem muita relação com desenvolvimento web, então acabei perdendo um pouco na área. Esse foi meu estímulo para mudar a forma como vou me manter atualizado este ano de 2016.

Como passei o ano tentando estudar a fundo HTML, CSS e JS, esse ano decidi que vou me aprofundar nas linguagens que agilizam o desenvolvimento de soluções em cima destas.

Agora este é o novo plano:

  • Segunda é dia de JADE/HAML.
  • Terça é dia de SASS/LESS.
  • Quarta é dia de Frameworks JS.
  • Quinta ainda fica focado no desenvolvimento de um workflow eficiente focado em performance.
  • E sexta também será para apresentar soluções com base nos novos conhecimentos adquiridos.

Já tinha uma leve experiências nessas soluções que ajudam a otimizar o desenvolvimento com as soluções já existentes (HTML, CSS, JS), mas ainda não tinha praticado estas com firmeza.

Vou começar revisando as linguagens JADE/HAML e SASS/LESS. Com o JavaScript, a intenção é me aprofundar mais no NodeJS e em soluções como gerenciadores de tarefas, estilo o Grunt e o Gulp, além de explorar frameworks famosos como o React e o Polymer.

Sou muito fã de usabilidade e gosto muito de analisar a experiência do usuário em diversos sistemas, então vou tentar agregar o conceito dentro do desenvolvimento front, na segunda e terça, quando os estudos estão mais focados no HTML e CSS. Um site que me ajuda bastante a praticar o conceito é o User Onboarding, que analisa serviços/apps e da um feedback em relação a usabilidade.


Para finalizar, a intenção é que tudo seja compartilhado, tanto aqui no blog quanto no meu perfil do GitHub (estou tentando criar mais atividade no meu perfil).

Em relação aos feeds das redes sociais, vou compartilhar tudo que achar interessante na web através deles. Todo link que eu acho bacana eu salvo no meu perfil do Delicious, então quem tiver interesse pode me seguir no serviço para receber as atualizações.

Qualquer dúvida, como sempre, estou à disposição. Também gostaria muito de ver os planos de quem (se houver alguém) acompanha o blog.

🙂