Minha primeira experiência com o Themeforest

Recentemente tive a oportunidade de trabalhar com um template adquirido no ThemeForest, neste post gostaria de compartilhar minha experiência com o serviço e com o item adquirido.

Recentemente tive a oportunidade de trabalhar com um template adquirido no ThemeForest, neste post gostaria de compartilhar minha experiência com o serviço e com o item adquirido.


Recentemente me surgiu um cliente com uma proposta de montar um portal notícias porém ao invés de pedir que fosse elaborado um layout com base no WordPress, foi solicitado que fosse configurado um tema já existente disponível para qualquer um por $40 no ThemeForest.

Pra quem não conhece, o ThemeForest é uma loja virtual da Envato para venda de resources para diversas áreas do meio digital, desde resources em audio até edição de animações do after effects e templates para web, o serviço é realmente super completo e não tem concorrente à altura.

Como funciona esse serviço?

O mais interessante do ThemeForest é a forma como ele funciona, que é uma espécie de loja colaborativa de alto nível. Existem as seções destinadas a cada publico do meio digital:

envato_marketplaces_websocialdev_post_img

Cada seção é uma loja super completa de resources, sendo o ThemeForest para Web, o CodeCanyon para plugins e assim por diante.

Além do marketplace, a Envato também possui uma rede de blogs, voltados para os mesmos assuntos que geram o conteúdo comercializado no marketplace chamada Tuts+, onde estão disponíveis tutoriais grátis (também estão disponíveis tutoriais pagos, chamados de premium) de altíssimo nível (somente em inglês) que faz qualquer um se perguntar como eles se sustentam entregando o ouro desta forma (os tutoriais realmente são muito bons).

Não demorou muito pra eu chegar na conclusão de que a intenção do serviço nada mais é que ensinar bem para então receber um bom conteúdo dos colaboradores para os diversos marketplaces, o que é uma ideia genial e a prova disso são os resources disponíveis nas lojas da rede.

Primeira utilização

O ThemeForest é um serviço similar a qualquer outra loja online, possui cadastro básico e venda padrão de produtos, portanto não vou me aprofundar nisso.

O Cliente escolheu um tema chamado Storm – Clean Magazine & Blog Theme.

Storm WordPress Template - Web Social Dev - Post IMG

A imagem traz um preview do que o tema tem a oferecer, clique aqui para um live demo.

Aquisição e Instalação do Template

A aquisição e instalação do template são as partes mais simples do processo, a compra pode ser efetuada com cartão de crédito ou via PayPal, após confirmar a transação, é liberado um link para download do resource.

Nota: importante se atentar as regras de utilização do template mediante sua licença, pois o mesmo é comercializado com licença simples que é para utilização apenas de sua ou de um cliente sem fins lucrativos (você não pode usar o template para diversos clientes) e licença estendida que é pouco mais cara mais garanta a você pode lucrar com o uso do template (neste caso, para empresas).

A instalação do template é padrão no WordPress, não tem segredo, bastou descompactar o arquivo baixado, extrair o conteúdo e enviar ao WordPress o pacote zipado do template.


Utilizando um template pronto

A proposta do cliente era um site de noticias, o tema já vem pronto para isso, basta configurar o mesmo para exibir os blocos de cada seção de acordo com o que foi definido no layout do portal. Porém ao acessar o link do portal após a instalação me deparei com um layout limpo e sem nenhum dos recursos atraentes do live preview.

Vinte minutos depois descobri que o motivo disso era a falta de conteúdo para teste (você precisa de conteúdo para ver o template funcionando 100%). Não sei se isso é uma regra do ThemeForest, mas o template que adquirimos veio com um arquivo .xml com conteúdo para teste, idêntico ao do live preview, ponto positivo :D.

O tema que adquirimos possui uma lógica bem interessantes, ele é totalmente baseado em blocos e estes blocos baseado em conteúdo. Para organizar o template é necessário agrupar os blocos. Mais um ponto positivo, pois uma pessoa que adquire tal item e não entende de programação pode editar o mesmo sem dificuldade após ler a documentação.

Qual a intenção de adquirir um template pronto (lembrando que neste caso foi um pedido do cliente)? Agilizar produção, entre outros motivos. Com um template desses você apenas precisa de um fluxograma para agrupar seu conteúdo e então elaborar um design para agrupar os blocos de exibição.

Vale a pena?

Vale muito a pena a utilização do serviço, mas depende do cliente, cada caso é um caso. No meu caso por exemplo, nunca tive a necessidade de recorrer a tal serviço, mas o cliente solicitou a produção de um portal com um template do serviço.

Em muitos casos o cliente não sabe o que deseja e a melhor forma de atingir o objetivo esperado é propor soluções que agradem o mesmo, nestes casos a escolha de um template padrão pode não dar muito certo. Como eu citei, depende muito do cliente, vale a pena pelo nível de excelência dos resources.

Apenas não recomendo o uso do serviço para pessoas que não são profissionais da área pois além de proverem a seus clientes templates prontos sem capacidade de efetuar ajustes básicos não oferecem um suporte decente, o que gera uma imagem ruim dos profissionais da área e em relação a serviços como o ThemeForest.

Regras do serviço

A Envato tem regras rígidas para o conteúdo que é aceito nos marketplaces, principalmente no ThemeForest que é para venda de templates para web.

A premissa para que um template seja enviado é que no mínimo o seu código não tenha nenhum erro de acordo com o validador do W3C (o que já eleva e muito a qualidade dos resources disponíveis).

A nível de comparação, o site da UOL no Brasil tem mais de 2000 erros explícitos na página inicial.

Teste W3C UOL - Web Social Dev - IMG Post

Teste do template adquirido através do link do live preview. Note que os erros apresentados são devido aos elementos de teste do site que estão sem informações como alt="" em imagens.

Teste W3C Storm - Web Social Dev - IMG Post

Além da validação do código por parte do órgãos reguladores, seu material também é analisado pela equipe do ThemeForest antes de ser aceito e incluso na loja.


Considerações finais

Como desenvolvedor web é muito bom saber que existem serviços como o MarketPlace e o Tuts+ da Envato que agregam conhecimento para gerar conteúdo rentável. Quando tentei obter maiores informações sobre a Envato descobri que não existe nenhum outro serviço similar que abrange tanto a produção de conteúdo como a comercialização do mesmo, o que faz com que o serviço agregue desenvolvedores do mundo todo.

Além disso também é possível ganhar dinheiro com a Envato, divulgando as páginas do serviço. Se você tem um blog voltado para programação web você pode, por exemplo, inserir banners de propaganda do ThemeForest para direcionar clientes ao serviço, e se estes usuários gastarem no site você recebe uma porcentagem do valor gasto como comissão. 🙂

Galera é isso, se meu atual cliente liberar eu compartilho com vocês o link do portal após finalizar o projeto.

Obrigado 🙂

  • Filipe Linhares

    Muito legal você passar essa informação adiantam.
    Valeu!!!

    • antes de usar o themeforest eu procurei um relato ou algo assim também mas só achei link da gringa rs

  • Victor Barboza

    Olá Thierry, eu também comprei um tema da themeforest e instalei certinho, mas na hora de usar esta totalmente desconfigurado.Eu gostaria de iniciar meu site com o tema bem próximo do preview. Vi que vc citou o .xml, para resolver o problema, mas como exatamente você fez?
    Abaixo segue os documentos do meu theme.

    • Bom dia Victor, você chegou restaurar o sample data? Qual o tema que você adquiriu? manda o link pra eu dar uma olhada na documentação dele Victor. 🙂

      • Matheus

        kra eu tb to no mesmo problema.. qualquer tema que tenho quando instalo ele vem limpo.. como faço pra deixar igual no Preview e so mudar o que eu quero?

        • Então, você precisa colocar informações no tema, geralmente vem um arquivo com informações demo, conforme o exemplo do item a venda. Da uma olhada na pasta de arquivos, se não tem nada com o nome “sample data”. Qualquer coisa estamos ai.

  • Charles Lennon

    Muito bom esse feedback!
    Não sabia dessas regrinhas que fazem toda a diferença..
    Toda vez que visito os sites da envato só vejo trabalho bom..tem alguns bem ruins, mas são poucos.
    Valeu!

    • Tem várias regras, mas cara, quem é bom faz uma grana ali, tem vários desenvolvedores ganhando seus milhões fácil fazendo coisa boa!

  • Barbara Vieira

    Thierry, gostaria de adquirir o tema do link abaixo. Você pode me dizer onde localizo se realmente este é um bom tema a ser escolhido?

    http://themeforest.net/item/gold-responsive-business-wordpress-theme/9748847?WT.oss_phrase=&WT.oss_rank=16&WT.z_author=europadns&WT.ac=search_thumb

    • Oi Barbara, bom dia 🙂
      então, da uma olhada no perfil dos criadores no themeforest no caso o “europadns” (eu vi, é uma agência que se dedica a temas no themeforest, o que geralmente acontece por lá), o suporte é 24 horas para qualquer dificuldade. Desde este post trabalhei com mais alguns temas do themeforest e em todos que precisei de suporte, foi uma maravilha. Eles vendem bastante temas também, eu confiaria sim 🙂 O que você realmente precisa ver é se ele atende as necessidades, tenta modificar algumas coisas com o navegador mesmo pra ver se fica legal pro seu projeto antes de adquirir, eu faço isso pra testar as vezes.

    • Dando mais uma olhada, pelo valor, ele é super completo, além do template, ele é otimizado para SEO, otimizado em performance, vem com mais de 20 arquivos PSD e mais uma pilha de recursos interessantes.

  • Olá Thierry,
    Em relação a licensa, a regular somente se eu não comercializar nenhum produto?
    Como eles saberão se nós comercializamos produtos ou não?

    • regular é basicamente pra um uso, a outra você usa do jeito que quiser e tem todos os direitos sobre o produto.

  • Gleiner Nascimento

    Cara muito esclarecedor o vosso comentário. Estou pra comprar mais sempre paira aquela duvida. Na verdade a unica duvida que me prende ainda e saber se vou poder utilizar o mesmo tema em vários sites. Sabe de alguma coisa desse tipo? É possível?

    • Opa Gleiner, desculpa a demora para responder. Olha, pelo que percebi, não tem problema utilizar em vários sites, mas tem temas que com recursos para desabilitar algumas funções, tipo nessa tema que eu adquiri os desenvolvedores validavam o tema pra funcionar os widgets personalizados de rede sociais. Vai de pessoa, tem uma licença mais cara que da acesso total ao tema e a documentação, acho que essa é a ideal pra esse tipo de coisa, mas nada impede de usar um de licença regular.

  • Daniel

    Ótimo review, Thierry! Para quem entende pouco sobre o assunto, como eu, ajudou muito. To pensando em adquirir o tema LittleMag (http://themeforest.net/item/litemag-easy-to-use-minimalist-magazine-theme/8230483). Abs!

    • Olá Daniel, que bom que gostou, os temas lá são demais. Boa sorte com o tema!

  • Porque você diz que tem que ter um bom conhecimento? Caso a pessoa já usa a plataforma wordpress por exemplo, pode ser interessante não acha?

    • Oi Fábio. As modificações em alguns temas pode ser complicada, se você precisar fuçar no código. Você não consegue simplesmente alterar o “padrão”.

  • Daniela Zambelli

    Adorei seu parecer! Eu ainda estava insegura em começar a usar esses templates para meus clientes e após ler sei relato estou muito mais confiante, obrigada! http://www.maniadeblog.com.br

    • Obrigado Daniela, vai na fé, boa sorte! 🙂

  • Thais

    Olá, Thierry, super legal teu post. Minha dúvida sobre o themeforest: 1) o valor da licença (independente qual for) é anual? 2- Eu precisaria de um servidor para comportar o template? Obrigada desde já.

    • Oi thais, muito obrigado. O valor da licença é pra uso em um projeto, tem a regular pra mais de um peojeto, não tem limitação de tempo. Precisa sim de um host, mas pode ser qualquer host simples pra websites. Boa moite thais!

  • Rafael

    Oi Thierry, tudo bem? Esse seu artigo veio a calhar….eu estou com uma dúvida sobre os tipos de licensa oferecidos tanto no Theme Forest quanto na CodeCanyon, que também é deles.
    Preciso de um plugin de WordPress, e gostaria de saber se a licensa estendida que eles falam é o tipo de licensa que eu posso usar o plugin em vários domínios e se eu tenho suporte para os mesmos….Obrigado.

    • Rafael, desculpa a demora, bom dia.
      A licença extendida é a que você tem direito total de utilização em qualquer solução. A outra, determina que você utiliza apenas em um projeto. As vezes, os devs das soluções colocam algo para validar se realmente você usa em vários projetos. No meu template por exemplo, eles utilizam um serial para validar o widget do twitter. Enfiim, acho que conta mais o bom senso do que o que está escrito.

      • Rafael Gama

        Então com a extendida posso usar em diversos dominios, certo? Perguntou porque conversei com um dev la na themeforest e o mesmo me informu que se eu ate posso usar o mesmo tema em diversos dominios, porem se o site tiver alguma funcionalidade diferente eu preciso comprar uma nova liçensa….ai eu nao entendi mais nada srsrsrs…grande abraço.

  • Eu tenho uma duvida. quero comprar um template de loja virtual mas pelo que entendi para poder vender nela terei que comprar a licença estendida ?

    • Não, a não ser que você monte várias lojas com o mesmo template.

      • Ok, Muito obrigado

  • Felipe Coutinho

    Boa tarde Thierry, acabei de ler seu post, obrigado por compartilhar essas informações. Estou há um tempo testando vários templates free no wordpress, mas não dá pra comparar esses temas com os disponíveis na envato. Preciso construir um site com duas páginas para blog (posts), que comporte fotos e videos do youtube e menu que suporte de 7 a 8 páginas. Gostei do tema Bridge o qual está entre os mais vendidos. Só que queria ter mais confiança e seguranã para poder comprar esse template. Vc pode me ajudar por favor? Não sou desenvolverdor web, apenas autodidata como muitos por aqui.

    • Bom Felipe, esse template é top. Tem o preço até elevado, se não me engano o que utilizei no post foi em torno de 30 dólares. Mas a popularidade dele condena, se o medo de utilizar for suporte, fica tranquilo, quanto mais popular, mais atenciosa as equipes são, porque é isso que da retorno naquele marketplace da Envato. De qualquer forma, o suporte para qualquer template que eu adquiri foi excelente. 🙂

      • Felipe Coutinho Moroso

        Obrigado pela resposta imediata Thierry. O meu medo maior é comprar o template e não poder fazer o que quero dentro dele. Por exemplo , eu posso colocar qualquer background de imagem nesse temas oferecidos pela envato ou tenho que usar necessariamente os background fornecidos por eles?

        • Quanto a isso Felipe, fica tranquilo. Você pode mudar o que quiser. Depois de pagar, você tem total controle do template, pode alterar o que quiser no código.

          • Felipe Coutinho Moroso

            Legal Thierry. Nesses últimos dias aqui encontrei plugins (Themify Builder, Beaver Builder) que acredito que sejam uma opção legal também para iniciantes e leigos no assunto. Qual a sua opinião em relação a esse tipo de plugin ? Obrigado mais uma vez por estar respondendo. Está nos ajudando muito por aqui.

          • felipe, já que estava buscando.algo do tipo, recomendo dar uma olhada no layers! é justamente um theme builder, mas pelas informações do site, ele é, simples de morrer hahahaha

          • Felipe Coutinho Moroso

            Thierry, estou mexendo faz uma semana no layers e não gostei muito pois é de morrer mesmo kkk. Enquanto não escolho o tema da envato estou montando o site para poder apresentar para alguma empresa para me ajudar a concluir a parte do tema e começar a trabalhar lançando conteúdo. Sabe se o pagebuilder funciona legal? abraço

  • Tamires Almeidda

    Olá Thierry, muito bacana seu post sobre ThemeForest, gostaria de uma ajudinha…

    Sabe se este tema Your Jouney, é bom para trabalhar com Adsense e SEO?
    Obrigada 🙂

    http://themeforest.net/item/your-journey-travel-blog-wordpress-theme/11477970

    • Olha tamires, no caso por ser um template WordPress, acho que isso é indiferente. Tudo bem que no mínimo ele deveria ter algum tipo de otimização para SEO nas especificações, mas você consegue configurar o SEO facilmente no WordPress com a extensão SEO do Yoast.

      • Tamires Almeidda

        Obrigada pela resposta Thierry, não conhecia o Yoast…
        Fugindo um pouco do tema, sabe se o GoDaddy é uma boa plataforma para hospedagem?

        • então tamires, para WordPress com acesso básico sim. Para você ter noção, gerencio um portal WordPress no hostgator, e juro, a média de 300 visitas diárias já dá uma bela capengada no server. então pra finalizar, se a intenção é ter acesso, recomendo a wpengine ou a digital ocean, agora se for só pra deixar o site no ar, a godaddy também bom demais. qualquer coisa estamos aí.

          • Tamires Almeidda

            Compreendi Thierry, muito obrigada pela resposta.

  • Andreza Espi

    Eu fiquei muito frustrada coma Envato. Adquiri um tema, como iniciante, e o suporte dele foi muito ruim.. ele custou US$57.00. Tentei por uma semana e reclamei, me devolveram o crédito, porém neste curto período eles aumentaram TODOS os produtos e o mesmo tema passou pra US$58.00.

    Tentei me informar em como acrescento este US$1.00, mas me disseram que tenho que colocar um crédito de US$20.00 pra isso..

    Da forma que ocorreu tive um péssimo primeiro contato. E fiquei meio perdida em questão aos meus direitos.

    • Acredito que seja muito simples resolver isso no diálogo, eles são bem atenciosos. E você conseguiu o reembolso com base no valor pago, não acredito que caberia a devolução do valor com aumento. Provavelmente você adquiriu um tema para o WordPress (pelo valor), e nesta categoria é bem relativo mesmo o suporte, eles esperam experiência de quem adquiri os temas, que normalmente são desenvolvedores. Mas muito bacana compartilhar conosco sua experiência. 🙂

  • Antonio Dilcio Santana Filho

    Não sei se você pode me ajudar mas eu fiz o meu site no webbuilder9, http://www.stylussom.com.br e estou estudando o wordpress olhando na loja gostei deste template

    http://themeforest.net/item/nouveau-multipurpose-retina-wordpress-theme/7510444

    pelo que entendi e so comprar a versão regular licence de 63 dolares e ir colocando o conteúdo do meu site, outra duvida e posso comprar o template instalar em localhost arrumar tudo e depois colocar no ar ou ja tenho que ir fazendo isso no provedor mesmo.
    obrigado

    • A linceça mais barata é para apenas uma utilzação comercial do template. A outra licença da a você total controle sobre ele, podendo até alterar a autoria para o seu nome e fazer o que quiser com os derivados. Da pra fazer tudo local e depois subir, mas tem que tomar cuidado com possíveis conflitos do servidor local com o servidor online.

  • Alessandra Dianin

    Oi Thierry
    Comprei um tema de evato (In Shape), Sou personal.
    Posso ter entendido errado mas vc conseguiu fazer o download do template do jeito que comprou e depois editar??
    Porque não tive essa opção..
    Talvez por ser WordPress ou pq não manjo mesmo rs…
    Pode me dar uma luz?
    Outra coisa..acha que vale a pena usar um Drag and drop free como Unyson da Envato ou um Beaver Buider pago??

    Abraço e valew, seu texto eh otimo

    • Então, template wordpress você precisa de um server com o wordpress instalado, ai você sobe o tema e instala. Acontece que no wordpress precisa ter conteúdo para ele renderizar o tema corretamente, se não da essa aparência de tema vazio. Nem precisa de solução drag/drop, seu tema já ta pronto, é só instalar e configurar algumas coisas, como os widgets.

      Valeu alessandra, qualquer coisa estamos ai.

  • Ricardo leite

    Eu poderia utilizar um tema em dois sites diferente?

  • Olá, Thierry Rene
    Parabéns pelo trabalho e por esse conteúdo.
    gostaria de saber… se eu baixar um tema HTML5 eu posso utilizar os recursos CSS, JS e até mesmo a estrutura HTML ?… isso é permitido ?

    Desde já Obrigado pela atenção.

    • Olá Bruno, sim é possível, inclusive você pode alterar qualquer coisa no template. 🙂

  • JLS JURÍDICO

    Amigo, por favor… seja mais prático… da próxima vez em que postar alguma coisa utilize uma linguagem mais sucinta. Reveja também à forma como você utiliza as suas tags. Sinceramente não entendi o seu foco.

    • Acho que você comentou no post errado amigo…

  • Graziela Nogueira

    Thierry, você disse no post que não pode lucrar usando o template, no caso de um blog não seria possivel utilizar?

    • Pode sim, o que não pode é utilizar o mesmo em vários blogs sem a licença mais cara.

  • Elza Fagundes

    Ola Terry, sou super iniciante no tema voce poderia me passar uma dica? . Vi um template no Themesforest, e na verdade eu so necesito do template da web, blog, e quase todos vem carrinho de compra, posso compar un template so para web e nao ativar a parte de carrinhos de compras (ecommerce)? Funcionaria bem como web?

  • Mônica De Paula

    Cara, tive o mesmo problema com o link do portal. Mas abri a pasta e tem o arquivo .xml
    não entendi o porque de continuar ’em branco’. Já passou por isso? Será que é erro no meu template?

  • Luisa

    Eu comprei um tema recentemente e não fiquei satisfeita, um dos plugins veio com problema, ele não indexa imagens. você sabe se eles fazem devolução do dinheiro?

    • não lembro quais as premissas para reembolso, mas se estiver de acordo com os termos eles devolvem sim.

  • Marcelo

    Thierry , não entendi a parte da licença, se eu comprar um tema de e-commerce com a licença normal não poderei usar pois irei lucrar vendendo pelo site ?

  • Luiz

    Ola, tenho uma duvida, tenho interesse em alguns templates em html5 para usar em varios clientes. Como eu vinculo a licença a um determinado site (dominio)? Tenho que fazer algum procedimento de cadastro no site da themeforest vinculando a licença a um determinado dominio? Obrigado!

  • Edu Costa

    Cara, parabéns pela matéria.
    Essa parte de configuração do tema até que mando bem, mas agora queria comprar um novo tema (realia – para imobiliárias) e instalar, eu mesmo. Vou registrar um domínio e a partir dai começam as duvidas. Preciso de uma hospedagem certo, ou não…rs? Como mando o tema para esta hospedagem? Tem um campo para download lá ou preciso de uma ferramenta ftp? Totalmente leigo…rs

  • Daniel Sardinha

    Olá Thierry, eu li algumas coisas sobre o Envato (sou novato na área) mas gostaria de fazer uma pergunta mais direta pra ficar mais claro pra mim. Minha dúvida é sobre as Licenças, tem a Regular e a Extended. Achei um Template, que é um Marketplace, ele atende praticamente tudo que eu preciso, mas ainda sim vou precisar implementar algumas funcionalidades que não está disponível. Minha dúvida é, eu comprando a Regular License poderei fazer alterações no código fonte (se é que eu recebo ele) pra implementar novas funcionalidades e personalizar o site ao meu gosto? Eu poderei cobrar planos dos meus usuários sem que de algum problema pra frente? Pois não entendi direito se a Extended License que eu posso cobrar do meus clientes (usuários do site) ou se é apenas para desenvolvedores que vão vender para terceiros. Espero que tenha sido claro nas questões!

    • @danielsardinha:disqus Você recebe o código fonte completo e pode modificá-lo à vontade. As licenças diferentes servem para limitar o número de domínios que vão usar o template. A licença básica restringe o uso a um único site e você não poderá fornecer este template para terceiros.

      Em suma: você pode pegar este template, usar para criar seu site e vender serviços/produtos através dele sem problema algum.

      http://www.akop.com.br

  • KILZIA NOGUEIRA

    Olá Thierry, tudo bem? Eu não tenho conhecimentos em edição de layouts, mas tenho uma loja virtual na plataforma xtech e estou interessada em adquirir um tema da themeforest. Minha dúvida é se comprando o tema eu posso instalar na minha loja que já está em funcionamento. Outras dúvidas são:
    O tema vem com opção de colocar o idioma da loja em português?
    O painel de controle (dashboard) vai ser mantido o da minha loja ou será um novo painel do tema? Vai ficar em português?
    Na minha loja tem a opção de fazer o upload do arquivo do tema. Acredito que eu consiga fazer sozinha se não for muito difícil.
    o tema que estou interessada é esse: themeforest.net/item/yourstore-shopify-theme/15812829

    Me ajuda, please!!

  • Kilzia Nogueira

    Olá Thierry, tudo bem? Quero comprar um tema da themeforest. Já tenho uma loja pronta na plataforma xtech, quero saber se qualquer tema pode ser instalado nela. Ela tem opção de upload de arquivos para alteração do layout.
    Outra dúvida é se um tema que está em inglês pode ter seu idioma alterado e se o painel de controle será mantido em português.
    Não tenho conhecimento em edição de layout, mas gostaria muito de tentar fazer essa instalação. o Tema que estou interessada é esse: themeforest.net/item/yourstore-shopify-theme/15812829
    Será que é compatível?

    Me ajuda, por favor!

    • É o seguinte Kilzia, para adquirir temas para a sua plataforma, ela precisa aceitar temas e além disso tem que ter alguém que os venda. O themeforest foca em algumas plataformas do mercado, mas essa xtech não é contemplada. Teoricamente da para você aplicar aquele template do link na sua loja, o problema seriam as complicações de ajustes, já que o tema que você linkou é para o Shopify, e não xtech.

      O mais indicado a fazer, se você quer alterar o layout, é contratar um programador para mexer na sua plataforma, ou mudar seu serviço de plataforma (no WordPress por exemplo você só compraria o tema no themeforest e instalaria no servidor).

      • Kilzia Nogueira

        Muito Obrigada pela resposta Thierry! E se fosse um desses dois abaixo, você acha que daria certo? Porque eles especificam compatibilidade com Bootstrap 3.x
        Eu bem que queria contratar um programador, mas no momento estou sem condições. Como sei se minha plataforma é compatível com esse Bootstrap?
        E você sabe dizer se após se instalado tem como ajustar para ficar em português?

        https://themeforest.net/item/mystore-ultimate-ecommerce-responsive-html5-template/18072724?s_rank=1

        https://themeforest.net/item/yourstore-html-ecommerce-template/17303809?s_rank=4

        • Olha tem como fazer qualquer coisa com o tema em relação a parte técnica (seja mudar a lingua, adaptar a outra plataforma), mas vai demandar trabalho. O bootstrap que é citado no tema, é apenas o framework HTML/CSS utilizado para criar a estrutura do seu site e do tema que você quer adquirir. Apenas trocar os dois não faz o tema em qustão assumir o estilo que você viu na página do template.

          Pelo visto, para você fazer tudo sozinha, vale mais a pena você refazer o projeto no wordpress com esses temas que você está vendo no themeforest.

          O theemeforest não contempla todas as plataformas cms do mercado, só as principais, tipo wordpress e shopify.

          • Kilzia Nogueira

            Muito Obrigada! Vou avaliar se a mudança para o wordpress é válida em termos de recursos e custos. Você tem algum exemplo de loja criada no wordpress que seja bem completa em termos de recursos utilizados e com um bom layout?

          • Olha, em termos de custo, pode ser bem relativo usar o wordpress. Ele é tão popular que pode ser fácil achar alguém para trabalhar com ele, e que cobre barato inclusive, pela facilidade de manutenção. Mas também pode vir a apresentar algumas falhas que as vezes apenas um desenvolvedor avançado pode dar conta. Depende muito.

            Exemplos de loja com o wordpress: https://themeforest.net/category/wordpress/ecommerce .

            No proprio themeforest tem vários exemplos de temas para lojas.

          • Kilzia Nogueira

            Ok, muito obrigada!

          • que isso, qualquer coisa se pensar em colocar no wordpress e precisar de alguém, pode entrar em contato comigo. 🙂

  • Pietro

    Olá Thierry, muito obrigado pela sua dica. A minha dúvida é o seguinte utilizei um template pago da themeforest, porém para ter certeza quq queria comprálo, consegui baixá-lo em um site americano que oferece o download de vários templates para teste. Fiz toda a construção nesse template, o site esta pronto!

    Fiz a compra do template depois de ter finalizado o site, a minha dúvida é: Preciso refazer o site, substituir os arquivos do template com os arquvos que baixei agora da envato ou posso manter o site do jeito que está com o template que baixei do site americano e por ter comprado o template não preciso me preocupar com os direitos autorais?

    Desde já agradeço!

  • Alexei Bueno

    Olá tenho duas dúvidas: É possível traduzir o tema para o português? Tem painel de controle? Estou querendo comprar este: https://themeforest.net/item/bookshop-responsive-prestashop-theme/17364889?ref=fieldthemes

    • Sim e sim. O painel admin é o próprio do WP e o tema geralmente tem um para controlar seus recursos.

  • Beto Andrade

    Olá Thierry, boa noite! Eu comprei um tema mas como terceirizo a programação estou com dificuldades em como otimizar o template. Isso é feito no WP? Caso afirmativo, o WP me pede um plano profissional. É isso mesmo?
    Outra coisa, você menciona que os templates do Themeforest são apenas para uso de empresas sem fins lucrativos. Isso me preocupou pois irei usar para meu escritório, como mencionei. Obrigado!