Configurando o Node.js para operar em rede com proxy

Nesse post vou mostrar como configurar o proxy de uma rede no NodeJS instalado em sua máquina, com apenas alguns comandos no terminal.

Penei para configurar o Node.js na máquina onde trabalho para testar soluções com o Bower e o APM do Atom, e no fim, a configuração é super simples. Nesse post vou mostrar como configurar o proxy de uma rede no NodeJS instalado em sua máquina, com apenas alguns comandos no terminal.


Antes de iniciarmos

Antes de mais nada, nesse post assumo que você já conhece o NodeJS ou já tenha utilizado ele para algo. No mínimo, você vai precisar entender como executar através da linha de comando do terminal, porque é assim que vamos configurar o proxy.

Se você ainda não está familiarizado com o NodeJS, comece dando uma fuçada no site oficial deles.

Essa dica é para quem utiliza o NodeJS localmente no sistema, em stacks cloud (como o Codio ou o Cloud9) não é necessário, já que não há bloqueio para essas ferramentas. No meu caso, eu queria utilizar na minha máquina da empresa, e o servidor proxy estava barrando a conexão pois estava operando fora do filtro.

Configurando o servidores Proxy

Bom, depois de testar diversas soluções, a unica que funcionou foi executar alguns comandos no terminal, que no fim alteram as configurações do arquivo de configurações do NodeJS.

Para configurar um proxy comum execute o seguinte comando no terminal:

npm config set proxy http://proxy.empresa.com.br:8080

Após a execução, o terminal simplesmente vai voltar para o estado de aguardar a entrada de um comando (nenhuma mensagem sequer é apresentada referente ao comando executado).

Tem também o comando para configurar o servidor proxy HTTPS:

npm config set https-proxy http://proxy.empresa.com.br:8080

Após executar esses comandos, você pode executar o comando npm config list para confirmar se foram aplicadas as configurações do proxy.


Configurando Proxy com usuário e senha

Aqui que eu empaquei alguns dias, pois o proxy da empresa onde trabalho requer autenticação com meu usuário da rede para operar. Solução? Ainda bem que não foge muito dos comandos que executamos anteriormente, a não ser que precisamos informar junto ao servidor, o usuário e senha referentes a conexão.

Para configurar o usuário e senha, basta executar os mesmos comandos informados acima, porém adicionando ao servidor proxy o usuário e senha, conforme o exemplo abaixo:

npm config set proxy http://usuario:senha@proxy.empresa.com.br:8080

Para o servidor HTTPS, a mesma coisa:

npm config set https_proxy https://usuario:senha@proxy.empresa.com.br:8080

Agora é só executar o comando npm config list novamente e confirmar se os servidores estão devidamente configurados.

É isso galera, com certeza vou enfrentar esse problema em outros locais, então documentei a informação e está ai para todos.


Qualquer dúvida encaminhem um comentário!

  • Diego Brito

    Não estou conseguindo configurar.Poderia me ajudar?