7 Plataformas para criação de Websites com o Dropbox

Nos últimos anos o Dropbox tem crescido muito mais que uma empresa que atua apenas com o gerenciamento de arquivos na nuvem (pioneira na área). Graças ao avançando da banda larga, da capacidade de armazenamento dos computadores, serviços CDN, inúmeras APIs, e alguns ingênuos desenvolvedores por ai afora, esse tipo de serviço vem cada vez mais se assemelhando a serviços de hospedagem.


Neste artigo, vamos analisar sete plataformas baseadas no Dropbox utilizadas para hospedagem de websites, e o que cada uma delas tem a oferecer.

Este post faz parte do projeto que participo de tradução dos artigos dos blogs da Envato, Webdesigntuts+, Gamedevelopmenttuts+ e Nettuts+. Todos os direitos reservados para Envato.

[su_table]

Link para artigo original: 7 Dropbox-Powered Site Creation Platforms
Autor do artigo original: Kezz Bracey
Link da Envato para o artigo traduzido: 7 Plataformas Para Criação de Websites Com o Dropbox

[/su_table]

#1. Cloud Cannon

O Cloud Cannon é especificamente focado em desenvolvedores web profissionais. Os recursos que o Cloud Cannon tem a oferecer ficam entre simples páginas estáticas, com pequenos recursos dinâmicos, onde o processo de criação se baseia em três estágios simples:

  1. Criar um site estático utilizando HTML / CSS / JS e copiar os arquivos para a pasta do Cloud Cannon no Dropbox.
  2. Definir as áreas que podem ser editadas no layout, inserindo a classe "editable", e definir as áreas que podem ser duplicadas, utilizando a classe "repeatables".
  3. Dar acesso ao cliente, com isso ele vai pode editar a página através do próprio navegador.

Fiz um teste rápido da ferramenta e tudo correu como consta nas informações sobre o serviço. Consegui me cadastrar e fazer upload de um template que baixei no Graphic Burger em questão de minutos. Depois editei o arquivo index.html com o Sublime Text e adicionei a classe "editable" para o cabeçalho do layout.

Após salvar, aguardei alguns segundos para o Dropbox sincronizar os arquivos, e depois abri o mesmo arquivo no editor do Cloud Cannon. Para minha surpresa o cabeçalho já estava apto a ser editado através do navegador como propõem a ferramenta.

#2. Pancake.io

O Pancake.io é uma plataforma bem simples e direta. Ele permite adicionar novas páginas apenas adicionando um arquivo Markdown com conteúdo na pasta criada pelo aplicativo no Dropbox. O processo de configuração começa com a utilização de um template padrão básico, com conteúdo de introdução a plataforma, conforme a imagem abaixo:

Os arquivo com conteúdo podem utilizar as extensões .md, .txt ou .markdown. Cada arquivo salvo na pasta do Pancake no Dropbox, gera uma nova página web com o mesmo nome. Exemplo: o arquivo sobre.md vai gerar a página seudominio.pancakeapps.com/sobre.

Cada página pode ser suas próprias configurações adicionando algumas linhas no inicio do arquivo, como no exemplo abaixo:

---
title: Pancake.io Guide - Page Configuration
header: Pancake.io Guides
css: my-style.css
js:
    - https://code.jquery.com/jquery-1.7.min.js
    - my-script.js
---

# Page begins here
...

Nota importante: Se você está se perguntando porque os links nos temas parecerem não funcionar, isso é porque o Pancake recentemente começou a utilizar templates criados com a template engine Slim. Apesar disso o processo de criação parece ser simples; de acordo com a documentação você apenas cria um template utilizando a sintaxe imposta pelo Slim e depois adiciona o nome do template no topo do arquivo de conteúdo que você deseja utilizar.

Infelizmente, tentei de toda maneira que pude, porém sem sucesso, carregar um template mas sempre era apresentado o template padrão. É possível que no momento em que testei, o cache do servidor estar rodando de maneira agressiva, o que ocorre muito com aplicações baseadas no Dropbox.

Mesmo assim, existe a possibilidade de carregar seu próprio arquivo de estilos utilizando as configurações de CSS em um arquivo de conteúdo, isso pode ser o necessários para testes e casos de uso.


#3. DropPages

O DropPages é um serviço que, acredite se quiser, foi desenvolvido por um único desenvolvedor, chamado Dave McDermid. É mais adequada a sites estáticos mas também suporta páginas  HTML customizadas, e tags de template como a {{Body}} para apresentar conteúdo.

Adicionar conteúdo na página web é tão simples quanto criar um arquivo .txt com conteúdo em Markdown ou HTML em uma pasta chamada "content". Cada arquivo corresponde a uma página do website. Sub páginas podem ser criadas criando sub pastas com conteúdo.

Temos um tutorial dedicado a criação de sites com o DropPages, incluindo a construção de um template e adição de páginas e sub páginas. Link: Using DropPages for a Super Easy Static Website

#4. Scriptogr.am

O Scriptogr.am é basicamente uma ferramenta para escritores publicarem textos, baseada no Dropbox. Assim como outros sistemas de gerenciamento baseados no Dropbox, você pode adicionar conteúdo criando um simples arquivo Markdown na pasta de conteúdo, além de contar com uma interface online para criação e edição de posts.

Utilizando tanto o ambiente online quanto salvando um arquivo na página de conteúdo no Dropbox garante o backup dos arquivos criados.

O Scriptogr.am disponibiliza dez temas para você escolher e todos podem ser visualizados no painel de controle.

O painel também conta com recursos extras como atualizar o conteúdo de acordo com novos arquivos criados ou quando você desejar, compartilhar posts no Facebook automaticamente, utilização de domínio próprio além de um ambiente interno para edição de HTML e CSS.

No futuro parece que você vai poder utilizar temas próprios (essa parte da documentação ainda está incompleta) e criar aplicativos baseados na API que está em desenvolvimento. Contudo, a conta @scriptogram no Twitter não tem atualização desde novembro de 2013, então nos resta crer que o projeto ainda recebe alguma atenção dos desenvolvedores como prova do que ainda pode ser feito com o Dropbox.


#5. Brace

Brace junta o Dropbox e o serviço de hospedagem Amazon CDN de uma maneira bem interessante. Assim como os outros serviços do gênero baseados no Dropbox, o Brace cria uma pasta nos seus arquivos do Dropbox baseados na página web que você deseja criar, porém essa pasta representa apenas um backup ou rascunho do seu website.

Você adiciona os arquivos do seu website estático e o Brace apresenta um preview no domínio draft.<seusubdominio>.brace.io. Qualquer mudança que você fizer nos arquivos presentes na pasta do Dropbox serão atualizados automaticamente no link de rascunho.

Quando o site estiver pronto, você pressiona o botão Ship Site no painel de controle do Brace e ele se encarrega de encaminhar os seus arquivos para os servidores CDN da Amazon no domínio seusubdominio.brace.io ou um domínio próprio, tudo isso sem você precisar se quer configurar o host da Amazon.

Utilizando este recurso consegui testar o mesmo template do Graphic Burger utilizado anteriormente em questão de minutos.

#6. Boxfolio

O Boxfolio é uma plataforma para criação de websites voltado para apresentação de portfólio. Durante a instalação, uma pasta é criada na sua conta do Dropbox com um sub pasta chamada "projects". Para adicionar projetos ao seu portfólio basta criar uma sub pasta na pasta "projects" e adicionar imagens a ela.

Você também pode adicionar páginas através do painel administrativo do Boxfolio, porém essas páginas parecem não ficar disponível para edição offline na pasta do Dropbox. O Boxfolio não fornece suporte a temas, mas você pode escolher entre os quatro layouts disponíveis, a fonte (dez fontes disponíveis), e quatro cores para compor a página.

Se você busca uma uma maneira simples e fácil de colocar o seu portfólio na internet, o Boxfolio pode ser a solução ideal, vale a pena conferir.


#7. Markbox

O Markbox é um sistema baseado no Dropbox com foco em blogs. Posts podem ser criados adicionando arquivos markdown na pasta de post do seu site, no Dropbox (similar as outras ferramentas apresentadas), ou através do painel online do Markbox, conforme a imagem abaixo:

Temas podem ser utilizados no Markbox de uma maneira bem simples. Na pasta "templates" no Dropbox você vai encontrar três arquivos: index.html, post.html e archive.html. Esse arquivos contém códigos básicos em HTML combinados com as tags e sintaxe do Jinja.

Para utilizar temas próprios, crie um layout HTML e integre as tags de template como a {{ site.title }}, para por exemplo, apresentar o título da página. A referência completa de tags para template disponíveis no Markbox podem ser encontradas neste link.

A configuração de um blog com o Markbox é bem rápida e fácil, e ainda um gato de brinde no término da configuração:

Vale mencionar:

Site44

O Site44 é uma plataforma atraente, porém requer um cartão de crédito válido para que você consiga utilizar os 30 dias gratuitos de teste, o que impede nossa pré análise da ferramenta. O Site44 é muito parecido com uma hospedagem web padrão, porém via o Dropbox. Ele não utiliza arquivos Markdown para interpretar o conteúdo em um layout, ao invés disso, ele interpreta qualquer arquivo HTML estático presente na pasta de configuração do serviço na sua conta do Dropbox. Também tem suporte a proteção por senha, páginas 404 customizadas, MIME e redirecionamentos.

Sellbox

O Sellbox não é uma plataforma para criação de websites e sim uma simples plataforma de eCommerce baseada no Dropbox. Você adiciona os itens que deseja vender, por exemplo games, temas, ebooks entre outros produtos virtuais em uma pasta do Sellbox na sua conta do Dropbox. A ferramenta gera um link que você pode compartilhar, e quando for acessado, as pessoas conseguem por meio de um recurso do Sellbox te enviar o valor do produto através do PayPal ou Bitcoin, para então liberar o download do arquivo (referente ao produto virtual).


Sugestões da comunidade do Tuts+

Escrevi um tutorial sobre o Postach.io no ultimo mês; desde então a ferramenta fornece suporte ao Dropbox.

Você também pode dar uma olhada no 900dpi.com, que opera totalmente no Dropbox. Como o próprio serviço informa: "sem necessidade de FTP, SSH ou qualquer outro tipo de sincronização definida com três letras.".

Conclusão

Hoje existem muitas ferramentas disponíveis tanto para o simples blogueiro quanto para desenvolvedores web, que auxiliam na inserção de conteúdo na internet de forma simples e rápida, vale a pena conferir para ter em mente que existem ferramentas simples e alternativas para colocar um website online.

Teste um desses serviços baseados no Dropbox e corte para menos da metade sua conta de hospedagem, além de aumentar perceptivelmente a velocidade de carregamento da página.

É isso galera, se você conhece alguma ferramenta do genero ou tem alguma experiência bacana para compartilhar sobre, por favor, encaminhe um comentário! Duvidas, sugestões ou criticas também são bem vindas!