Introdução ao Magento: Instalação

Neste artigo, vamos abordar todos os pontos básicos do Magento até sua instalação. O Magento é uma plataforma open source para eCommerce construída com PHP.

Neste artigo, vamos abordar todos os pontos básicos do Magento até sua instalação. O Magento é uma plataforma open source para eCommerce construída com PHP, hoje a mais parruda do mercado.

Este post faz parte do projeto que participo de tradução dos artigos dos blogs da Envato, Webdesigntuts+, Gamedevelopmenttuts+ e Nettuts+.

Link para artigo original: From Beginner to Advanced in Magento: Introduction & Installation
Autor do artigo original: Zaman Riaz
Link da Envato para o artigo traduzido: Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação


Neste artigo nós vamos dar uma olhada nos seguintes tópicos:

  1. O que é o Magento?
  2. Requerimentos de Sistema
  3. Download do Magento
  4. Configurando o Dashboard
  5. Criando uma conte de cliente
  6. Conclusão

O que é o Magento?

O Magento é uma plataforma online que para comércio eletrônico (eCommerce) com uma série de módulos flexíveis e dinâmicos que podem ser alterados de acordo com a necessidade da loja que o utiliza.

O Magento é uma plataforma open source focada em comércio eletrônico e possui diversas ferramentas para facilitar a forma e otimizar a atuação de uma loja virtual. O Magento pode suprir a necessidade de diversos tipos de eCommerce, sem apresentar falhas devido ao fluxo de usuários, graças a sua estabilidade e estrutura que pode ser escalada ou alterada se necessário.

Requerimentos

Antes de instalarmos o Magento, esses são os requerimentos mínimos do servidor:

  1. PHP 5.5
  2. Apache 2.4.9 or higher
  3. MySQL DBMS platform of version 4.1.20 or higher
  4. Necessário permissão de ADM no servidor para instalação de serviços e programas


Baixando o Magento

Existem diversas maneiras de fazer download do Magento, e todas estão a sua disposição. Para facilitar o tutorial, vamos utilizar o Bitnami Magento, que tem todas as funcionalidades e módulos básicos pré configurados para começarmos a utilizar o Magento.

O Bitnami baixa e instala o Magento a partir de um instalador (.exe). Uma grande vantagem do Bitnami é que ele já vem com seu próprio servidor Apache e Mysql, o que evita ter de instalar um servidor local em sua máquina para teste. Além disso o Bitnami é grátis e livre para qualquer um utilizar.

Baixe o Bitnami Magento aqui. Esse site tem várias versões do Bitnami Magento, dependendo do sistema operacional que você utiliza. No nosso caso, vamos baixar a versão para Windows.

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev

Instalação

A instalação envolve vários passos. Esse artigo explica como instalar o Bitnami Magento no Windows. Estamos utilizando o Windows 7, mas o processo é o mesmo para o Windows 8 e não deve ser muito diferente para outros sistemas operacionais.

Primeiro passo:

Abra o arquivo que foi baixado para iniciar o executável. Um instalador vai iniciar pedindo para você avançar para instalar o Bitnami Magento.  Apenas clique em Next.

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev

Segundo passo:

Você será questionado sobre qual componente deseja instalar. Por padrão todos estão selecionados. Vamos deixar assim mesmo e prosseguir com a instalação. Clique em Next.

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev


Terceiro passo:

Seu IP deve ser detectado automaticamente. Se você estiver em uma rede LAN, será utilizado o IP da LAN para instalar e acessar o Magento, se você estiver offline, ele simplesmente vai mostrar o IP 127.0.0.1 que é o IP padrão da placa de rede.

Quarto passo:

Agora você vai precisar definir o seu cadastro no Magento, então entre com suas credenciais, nome, email e endereço. Lembre-se do nome de usuário e senha que foram configurados porque você vai precisar deles para acessar o painel administrativo.

Quinto passo:

Na próxima etapa você será questionado se deseja saber mais sobre o Bitnami Cloud Hosting. Você pode desmarcar essa opção, ela não é importante para nós. Depois, clieque em Next.

Durante a instalação do Software você será questionado se deseja garantir o acesso do arquivo httpd.exe , que é o servidor do Bitnami. Se você não permitir o uso deste arquivo o firewall do Windows vai bloquear a utilização do programa. Marque todas as opções e depois clique em permitir acesso (Allow Access).

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev

Sexto passo:

A próxima janela vai questionar sobre a integração do Bitnami com o Facebook. Você pode desconsiderar essa configuração já que ela não é importante no momento.

Sétimo passo:

Neste estágio, duas coisas vão acontecet:

  1. Uma janeça do Bitnami Magento será apresentada.
  2. Seu navegador padrão vai iniciar com o endereço dessa máquina na rede (IP ou nome do computador).
Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev


Oitavo passo:

Esta estapa é importante apenas se você já tem algum serviço que utiliza a porta 80 instalado em seu servidor.

Na tela de configuração do Bitnami Magento, você pode alterar as configurações de funcionamento dos serviços do Apache e do MySQL, na guia Manage Server basta escolher o serviço que você deseja alterar as configurações de porta.

Uma janela será apresentada questionando a troca do número da porta. Altere o número da porta para qualquer outro número, que não seja utilizado (lembre-se que estamos mudando porque a porta 80 já está sendo utilizada) depois clique em ok e depois em restart, para salvar e aplicar as mudanças no servidor.

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev

Pronto!

Terminamos a instalação. No fim a tela abaixo deve ser apresentada:

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev

Configurando o painel administrativo

Retorne a página de boas vindas que o navegador apresentou, no texto presente na página deve ter uma linha com a informação “Você pode acessar por aqui o painel administrativo do Magento/You can access Magento’s administration panel here”, clique neste link para abrir a tela de login do painel administrativo:

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev

Entre com o nome de usuário e senha que você definiu no quarto passo.

O IP padrão apresentando no navegador vai depender das configurações do sistema ou servidor. No nosso caso é apresentado o IP padrão da placa de rede, já que estamos rodando o Bitnami Magento em localhost. Agora você pode acessar diversas configurações no painel administrativo conforme a imagem abaixo:

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev


Criando uma conta de cliente

Após configurar a conta de administrador, você vai precisar configurar a conta de um cliente para conseguir fazer testes na loja a partir dos produtos cadastrados pelo administrador. Para cadastrar uma conta de cliente, acesse o seguinte endereço no seu navegador:

Endereço: 127.0.0.1/magento/index.php/customer/account/login. Você vai se deparar com a seguinte tela:

Do Básico ao Avançado no Magento: Introdução e Instalação - Web Social Dev

Clique em Create An Account e depois em Login e teste as funcionalidades do Magento. Meu IP padrão (localhost) é 127.0.0.1. Altera conforme sua necessidade e configuração do equipamento utilizado.

Conclusão

O Magento é considerado uma das melhores plataformas de eCommerce existentes hoje. Após a instalação e configuração deu pra notar a facilidade para configurar uma loja com o Magento em seu equipamento.

Nos próximos artigos, vamos analisar alguns pontos básicos do Magento e caminhar para os procedimentos mais avançados da plataforma.