IFTTT – automatizando tarefas online

Neste post quero apresentar um serviço chamado IFTTT, que automatiza tarefas entres serviços online com base em gatilhos (triggers).

Introdução

O IFTTT é um serviço online bem simples, que basicamente automatiza tarefas com base em alguns produtos e serviços (infelizmente a maioria dos produtos não está disponível para o mercado nacional). O funcionamento do serviço lembra as famosas triggers criadas por exemplo em bancos de dados, onde uma ação e executada a partir de outra.

O mais interessante do serviço é que as triggers automatizam tarefas simples (algumas são complexas mas nada complicado para o usuário) mas que se analisadas com olhar técnico se tornam super produtivas e muito úteis chegando até a inutilizar alguns serviços famosos da Internet como os que efetuam backup automático de fotos para a nuvem.


Como utilizar

O IFTTT funciona com triggers, ou gatilhos em português, que em desenvolvimento basicamente significa executar alguma tarefa a partir de outra. Então a base para configurar regras no serviço é escolher uma ação para acionar o gatilho, essa ação pode ser a interação em algum serviço ou qualquer outra função que o IFTTT seja capaz de monitorar (claro que para isso você precisa logar com a conta do serviço no IFTTT), para então em outro serviço executar tal tarefa.

Alguns exemplos de tarefas simples e produtivas:

  • salvar informações para planilhas do Google Spreasheet (excel do Google, online).
  • IFTTT Recipe: All your tweets in a Google Spreadsheet connects twitter to google-drive
    IFTTT Recipe: Backup my contacts to a Google Spreadsheet connects ios-contacts to google-drive

  • backup de arquivos (como fotos do instagram, facebook, anexos do gmail, entre outros) para serviços na nuvem como Dropbox e Google Drive.
  • IFTTT Recipe: Add files to Google Drive from Dropbox connects dropbox to google-drive
    IFTTT Recipe: Save my email attachments to Google Drive connects gmail to google-drive

  • Interagir com fotos do intagram, por exemplo, em outras redes como Facebook e Twitter, entre muitos outros.
  • IFTTT Recipe: Copy any Instagram picture I take to Google Drive. connects instagram to google-drive
    IFTTT Recipe: Post your Instagram pictures as native Twitter pictures connects instagram to twitter

Note que você pode mesclar do jeito que quiser as funções (dentro do que é permitido pelo serviço), elas não são padrões. Logado no serviço existe uma área onde você pode ver as triggers mais utilizadas e famosas, criadas por outros usuários. Essa área inspira bastante a noção de utilização do serviço.

IFTTT – automatizando tarefas online - Web Social Dev


Funções mais complexas normalmente fazem mais que apenas automatizar uma simples tarefa que você perderia alguns minutos pra fazer, elas realmente interagem com os serviços o que ajuda e muito a otimizar suas tarefas. Alguns exemplos de triggers mais complexas:

  • fazer algo com fotos marcadas com seu perfil no Facebook.
  • IFTTT Recipe: Every time you are tagged in a photo on Facebook, it will be sent to SkyDrive connects facebook to onedrive

  • postar algo no twitter se algo ocorrer.
  • IFTTT Recipe: automatically retweet connects feed to twitter

  • quando a Steam liberar um novo titulo grátis, disparar email com titulo e CD-Key (essa todo mundo curte e entende o poder do serviço rs)
  • IFTTT Recipe: Email when New Free Steam Key is Available connects feed to email

  • além de triggers relacionadas a objetos domésticos (que não estão disponíveis no Brasil) como o Philips Hue que é uma lampada inteligente da Philips, o WeMo da Belkin que é uma solução para monitorar e controlar a energia elétrica da casa (esse serviço é demais, pena que não está disponível aqui no brasil), entre outros dispositivos domésticos que se conectam a internet.
  • IFTTT Recipe: Use Siri to turn lights ON & OFF #siri #wemo #sms connects sms to wemo-switch
    IFTTT Recipe: IF I'm tagged in photo, turn all lights bright green connects facebook to philips-hue

Além destas funções, o serviço está se tornando cada vez mais conhecido criando filiações com portais e serviços realmente interessantes, como o Giphy (portal para buscar gifs animados), que possui uma regra para monitorar um tema de gifs e no fim do dia disparar um email com os mesmos, e o serviço de notificações da Nasa , que informa por exemplo quando algum astronauta vai ou retorna do espaço entre outras informações.

A pouco tempo também foi liberada a versão mobile do serviço com apps para iOS e Android agregando ainda mais triggers contado com funções nativas dos mobiles como geolocalização, alertas, e outros.


Conclusão

O serviço é bem legal e ainda vai muito além, realmente a plataforma não tem limites e é muito produtiva. Vale a pena conferir o serviço, é grátis.

Estou terminando de elaborar um tutorial de como utilizar o IFTTT para automatizar tarefas de social media e marketing digital, então qualquer duvida estou a disposição nos comentários.

🙂

  • Wesley Covre

    Muito interessante mesmo, esse serviço… Ainda mais nesses tempos de zilhões de redes sociais.

    A recipe do Steam, por exemplo, é um watcher de um feed. Já configurando aqui o “90% Off”! [Keke]

    • Ele é demais cara, combinado com serviços como o Pushbullet, o Delicious, da pra fazer muita coisa. Esse outro blog que eu tenho, o web dev tools, nada mais é que uma porção de regras do IFTTT. Eu salvo links interessantes no Delicious, este manda os links para o WordPress, onde eu edito e posto, e de lá são encaminhados para o Buffer para postar de hora em hora nas redes sociais. Trabalho praticamente zero em relação a esse blog e ele sempre ta atualizado porque eu sempre to adicionando link no Delicious hahaha.

      Obrigado pelos comentários Wesley, incentivam bastante, ótimo final de semana Wesley!

      • Wesley Covre

        Massa! E como é que vc usa ele c/ o Pushbullet?

        • então Wesley, o pushbullet recebe mensagens, da pra você configurar por exemplo pra receber o link de jogos grátis no steam, receber previsão do tempo, atualizações de sites, tudo por um lugar só, e pra compartilhar, até com você mesmo, é mais simples, tipo mandar o link pro desktop, ou pro note. é daora!

          • Wesley Covre

            Ah… Saquei!