Automatizando tarefas de social media com o IFTTT

Neste post vou compartilhar como utilizo o serviço IFTTT para automatizar algumas tarefas de social media. Esse post complementa o post anterior de introdução ao serviço IFTTT.


Fiz um post no blog sobre o serviço IFTTT, utilizado para automatizar tarefas entre produtos e serviços online, o que pode ser bastante produtivo para certas áreas como marketing digital e social media se utilizado de maneira inteligente.

Se você não conhece o serviço IFTTT, recomendo antes dar uma olhada no post de introdução ao serviço.

Marketing digital e o IFTTT

O IFTTT não é um serviço focado em marketing digital e social media, mas a sua interação com diversos serviços e redes sociais ajudam, e muito, profissionais da área que precisam interagir com seguidores para manter o engajamento do perfil.

Diferente de ferramentas como Hootsuite (ferramenta paga) que tem a intenção de auxiliar o profissional de social media, o IFTTT consegue automatizar as suas tarefas de interação nas redes sociais, como posts, com ajuda de outros serviços.

Preparando ambiente

Para de fato utilizar o IFTTT para marketing digital, precisamos criar conta em alguns serviços, dentre eles o Buffer, além das diversas rede sociais (no caso as que são utilizadas pela campanha em questão).

Separei as diversas situações de uso para facilitar o entendimento do artigo.

Automação de posts

O Buffer serve para agendar posts para diversas redes sociais (Twitter, Facebook & Facebook Pages, Google+ e Google+ Pages, Linkedin e app.net) e é a única forma que o IFTTT possui para se comunicar com o Google+ (pelo menos por enquanto), além disso ele também recomenda posts e coleta dados de interação dos links compartilhados.

Cadastramos as contas em um perfil do Buffer, de acordo com as redes utilizadas na campanha em questão e então utilizamos uma das diversas regras existentes para o Buffer automatizar posts. Aqui no blog eu compartilho muitos links de plugins e ferramentas para otimizar o desenvolvimento web, eis algumas triggers que me ajudam bastante com isso:

IFTTT Recipe: Post new public bookmarks from Delicious to Buffer connects delicious to buffer


Qualquer link que eu salvar como link publico no Delicious (que eu utilizo para guardar links) automaticamente é encaminhado para o próximo post programado no Buffer. Lembrando que você pode editar o horários dos posts no Buffer.

IFTTT Recipe: Facebook Page Posts go to Google+ via Buffer connects facebook-pages to buffer

Esta replica o que é postado em uma página do Facebook no Google+, e caso você utilize também o Twitter para engajar a campanha, nada te impede de também utilizar uma regra para automatizar esta tarefa no Twitter (lembrando sempre dos 140 caracteres).

IFTTT Recipe: Publish link from facebook fan page to twitter connects facebook-pages to twitter

Existem centenas de outras regras prontos, criadas por outros usuários do serviço, que você pode utilizar para automatizar e agendar posts, além da liberdade que você tem para criar novas regras com base nos serviços disponíveis.

Gerenciando campanhas

Existem algumas regras bem úteis também para quem gerencia campanhas em diversas redes simultaneamente, uma das mais interessantes é poder salvar os posts em determinadas redes em uma tabela do Google SpreadSheet (Excel do Google).

IFTTT Recipe: All your tweets in a Google Spreadsheet connects twitter to google-drive

IFTTT Recipe: Archive Facebook posts to Google Spreadsheet connects facebook to google-drive

IFTTT Recipe: Create a record spreadsheet for items shared through Buffer connects buffer to google-drive

O que fazer com estes dados? Bom, eles ajudam a manter controle de tudo que está sendo feito nas redes em questão de forma simples e através de um unico recurso, neste caso as planilhas do Google SpreadSheet. Evite o acesso a diversos perfis para conferir o que está ocorrendo otimizando a forma como acompanhamos a campanha.


A tabela gerada é algo parecido com o exemplo abaixo.

Automatizando tarefas de social media e marketing digital com o IFTTT - Web Social Dev

Outra regra bem legal para quem gerencia perfis no Twitter é esta que cria uma lista de perfis no qual você favorita tweets.

IFTTT Recipe: Keep a list of people whose tweets you've favorited connects twitter to twitter

Esta regra não aparenta ser muito útil, mas eu utilizo ela com o pressuposto de que devemos estar próximos de nossos concorrentes, assim consigo acompanhar campanhas de concorrentes e absorver boa práticas de marketing. É uma ótima forma de stalkear a concorrência.

Esta outra regra automatiza a troca de foto do perfil em diversas redes.

IFTTT Recipe: When #Facebook profile picture changes, update #Twitter profile picture connects facebook to twitter

Existem várias outras regras para gerenciamento, tente procurar no Google. 🙂

Agendamento de posts

Essa função pode ser exercida tanto com o Buffer, através do IFTTT ou com uma trigger nativa do IFTTT para postar algo em determinado horário. O fato desta regra se aplicar a diversos serviços diferentes torna ela bem útil, vamos analisar alguns exemplos.

IFTTT Recipe: Every day at same time, post an automatic tweet connects date-time to twitter

Essa trigger posta todos os dias no mesmo horário um tweet. Da pra criar campanhas e relações bem bacanas com seus seguidores com essa regra.

Existem diversas combinações interessantes para a função de Hora & Data mas a maioria são bem especificas às necessidades, tente criar uma regra que se adapte a sua rotina de social media. Um dica para quem usa essa regra, utilize também a regra para gravar os tweets na planilha do Google Spreadsheet e você terá um ambiente simples porém ágil para monitorar suas campanhas de social media (essa trigger foi citada acima no texto).


Regras deste tipo também são bem úteis para replicar posts em determinados horários, mas como a maioria das regras, depende da necessidade da marca/cliente/página/campanha.

Monitorando os concorrentes

Você precisa saber o que os seus concorrentes estão fazendo para então tentar sair na frente, e o IFTTT neste quesito pode ajudar e muito, você consegue monitorar qualquer feed (desde que disponibilizado pelo website ou serviço) e com base neste feed gerar triggers para monitorar como seus concorrentes estão interagindo com os clientes, por exemplo, entre outras informações interessantes. A trigger abaixo é um exemplo de como você pode configurar o IFTTT para saber como os concorrentes estão se atuando em relação ao seu publico online.

IFTTT Recipe: Backup RSS Feed to Google Spreadsheet connects feed to google-drive

Com essa regra você consegue monitorar um feed RSS através do Google Spreadsheet, lembrando que o feed RSS pode ser configurado para qualquer serviço/website/portal que dissponibilize o mesmo.


Conclusão

Bom, essas são algumas das regras que utilizo ainda hoje aqui no blog e em outras páginas para de fato não ter preocupações com as interações em perfis de rede sociais (nunca crie um perfil para deixar abandonado, é melhor não ter o perfil do que estar nesta situação). Claro que existem milhares de outras tarefas úteis que podemos utilizar, mas novamente temos que nos atentar a necessidade da página/marca/perfil em relação a sua audiência.

Qualquer duvida ou sugestão encaminhem um comentário galera.

🙂