ICEcoder – editor de código na nuvem

Galera, recentemente dando uma vasculhada no GitHub, encontrei esta ferramenta chamada ICEcoder, que é um editor de códigos open source para diversas linguagens (principamente para linguagens voltadas para web) na nuvem, você utiliza ele em qualquer servidor web com PHP no mínimo na versão 5. Neste post gostaria de apresentar o ICEcoder e fazer um tutorial básico de instalação e utilização desta ferramenta, que é bem útil.

O ICEcoder é um editor de códigos para web Open Source que ajuda na edição de código direto no servidor. Tem suporte para diversos usuários e apresente um ambiente super amigável e envolvente, além de dar suporte a plugins e diversas linguagens para web.

Mais informações: Documentação & Info GitHub

Primeiro, o ICEcoder opera no servidor podendo ser utilizado no seu servidor pessoal (online) ou até mesmo um servidor WAMP ou MAMP, que são servidores para testes locais.
Segundo, ele tem suporte a plugins e você consegue personalizar a IDE.

Em um primeiro olhar, ele parece ser bem simples, mas lembre da dificuldade que é editar um arquivo PHP no seu servidor apenas para alterar uma palavra que você escreveu errado. Você tem duas maneiras padrões de fazer isso, baixando o arquivo editando, validando e atualizando a base online (que é o correto para sistemas empresariais ou serviços com alta utilização), ou editando diretamente do gerenciador de arquivos do seu servidor, o que nem sempre temos disponível. Com o ICEcoder você habilita o uso de uma IDE diretamente no seu servidor sem auxilio da nenhum recurso além do PHP para fazer a ferramenta funcionar, você não depende do seu host para utilizar o ICEcoder.

Depois de ver o quanto é útil essa ferramenta (procurei por algo parecido a muito tempo, até que me abituei ao sublime portable), resolvi aproveitar que estava testando para montar um tutorial de instalação 🙂

Antes de iniciar é bom sabe que o ICEcoder da total suporte as linguagens: HTML, CSS, LESS, JavaScript, CoffeeScript, PHP, Ruby, Python & Markdown.

Instalação

Para configurar o ICEcoder em seu servidor, primeiro precisamos baixar o pacote com os arquivos de configuração da ferramenta. Os arquivos estão disponíveis na página oficial do ICEcoder.

ICEcoder - Web Social Dev - IMG Post

Após baixar o pacote .zip você precisa descompactar o mesmo no seu servidor, então faça upload do arquivo .zip para seu servidor e extraia os arquivos dele. Não faça upload da pasta descompactada, vai demorar mais a e chance de apresentar erro no upload é maior.

No meu servidor, eu joguei o arquivo .zip na raiz do servidor, criei uma pasta chamada Coder e descompactei o arquivo .zip dentro dela. Feito isso, o processo está quase completo, agora basta digitar a url do seu website /coder (caso você também tenha criado a pasta coder na raiz do server).

Observação: como o ICEcoder gerencia os arquivos presentes no servidor (edita, copia e executa) é necessário deixar as pastas BACKUP, LIB e TEST com permissão 757 ou 775.

Na primeira utilização, ele vai pedir para você registrar um password, que é a senha de acesso a IDE.

ICEcoder - Web Social Dev - IMG Post

Se você não digitar nenhuma senha, ele vai acessar a IDE, porém vai deixar o acesso liberado para qualquer um que acessar a URL e clicar em login (mesmo sem senha a ferramenta solicita senha para acesso, neste caso bastando clicar em login para acessar a ferramenta), então é bom que seja cadastrada inicialmente a senha (você também pode cadastrar a senha posteriormente nas configurações da ferramenta).

No primeiro acesso você vai se deparar com a seguinte tela:

ICEcoder - Web Social Dev - IMG Post

Não vou entrar em detalhes nesta tela, primeiro porque o conteúdo é auto explicativo (informações do seu server e configurações do navegador) e segundo porque o layout é o padrão para qualquer pessoa acostumada a utilizar uma IDE para programar. Tem apenas um item que faço questão de apresentar, que é uma opção apresentada do lado esquerdo da IDE, quando o mouse toca o extremo da tela.

ICEcoder - Web Social Dev - IMG Post

Essa é a barra para gerenciar os plugins do ICEcoder (sim ele possui plugins!), que por padrão já tem alguns itens a oferecer, com destaque para o plugin Emmet, que ajuda e muito na escrita de códigos HTML/CSS.

Já expliquei aqui no blog como utilizar o Emmet, para quem se interessar, ta ai o link do post: Emmet – otimizando a escrita de HTML e CSS

Você também pode criar seus próprios plugins, basta dar uma olhada na documentação de orientação desta seção no site oficial da ferramenta.

Conclusão

Bom, apenas queria compartilhar com vocês essa ferramenta que tem me ajudado bastante na hora de resolver problemas simples, principalmente em ambientes do WordPress e Magento onde evita de usar FTP, e o acesso e atualização de arquivos é bem mais rápido.

Dúvidas? Encaminhe um comentário 🙂
Obrigado 😀

  • Filipe Linhares

    Parece bem maneiro cara, vou dar uma olhada.

    Só uma coisa, o link do Github ta levando pra um projeto da HubSpot.