Otimização SEO com auxílio do Google Plus

Quem trabalha com otimização SEO já deve ter percebido os esforços do Google para integrar sua rede social Google+ nos serviços da empresa. Em relação a buscas, essa integração pode relevar bastante os resultados da sua pagina. Neste post vamos analisar como utilizar o Google+ para melhorar o processo de otimização SEO.

Muitas pessoas ainda são céticas em relação aos benefícios que a integração da sua página na web com o Google+ pode trazer, mas o fato é que o Google cada vez mais utiliza informações da sua rede para relevar resultados de pesquisa.

Consiga mais seguidores

Isso pode soar estranho ou mais como uma contradição, mas para o Google, quanto mais seguidores você possui, mais o seu perfil é relevante. Por exemplo: se alguém que segui você efetua uma busca no Google relacionada a sua área de atuação, é bem provável que o link dos seus serviço seja apresentado em um dos primeiros resultados pela relevância e presença que seu perfil tem no circulo daquela pessoa (o link do seus serviços deve estar linkado ao seu perfil do Google+).

Análise de resultados Google Plus
Observe na tabela o rank da pesquisa em relação as palavras chave para pessoas logadas no Google Plus e pessoas que não estão logadas no Google Plus

Dicas para conseguir mais seguidores

  • Compartilhe sua página do Google+ em outras redes sociais onde você possui seguidores.
  • Coloque um link para o seu perfil do Google+ na sua página da web.
  • Crie referência para o seu perfil em qualquer serviço que permitir a integração, incluindo fóruns, outras rede sociais, assinatura de email, etc.
  • Link o seu perfil ou página do Google+ quando comentar em um blog ou site.
  • Adicione um Badge (botão para seguir oficial da rede) para o seu profile no seu website.

Configure a autoria com seu perfil do Google+

O Google+ oferece uma maneira de dedicar artigos que você escreveu ou um post que você fez em um blog através do seu perfil da rede. Isso releva o resultado do seu serviço tanto para quem está logado na rede quanto para quem não está logado.

Google+ resultados de busca
Observe o primeiro resultado da pesquisa e como a relação entre o perfil influência o resultado da busca. Note que o número de pessoas que te seguem também é a apresentado no resultado.

Você deve estar se perguntando como apresentar os posts do seu blog da mesma maneira que os exemplos da imagem. Para configurar essa funcionalidade basta configurar os parâmetros de autor nas páginas em questão. Existem duas opções para adicionar autoria em um post de blog com seu perfil do Google+: A primeira é adicionar o seu e-mail em cada pagina que seja de sua autoria (recomendado para blog com vários editores), e ter certeza de que esse e-mail está listado no seu perfil do Google+. O outro modo é linkar seu conteúdo com seu perfil do Google+ e vice versa.

Quando você linka seu conteúdo ao perfil do Google+ é necessário formatar a URL de direcionamento do Google+ na sua página da seguinte maneira:

Link original:

<a href="[profile_url]?rel=author">Google+</a>

Link formatado com perfil incluso:

<a href="https://plus.google.com/118321989430962111396?rel=author">Google+</a>

Feito isso, basta adicionar a URL do seu blog na opção de contribuição do seu perfil do Google+, como na imagem abaixo:

Seção de contribuição do Google+

Feito o procedimento para adicionar o link de autoria do conteúdo, você precisa preencher o formulário de requisição de autoria para que o Google saiba que você cumpriu os procedimentos. Link de requisição de autoria.

Conectar sua página diretamente

Tenha certeza de que sua página está diretamente ligada ao sua página do Google+. Você pode adicionar um simples código na sua pagina que ninguém vai ver ou pode adicionar o badge do Google+ (botão +1), como foi mencionado antes, ajuda a conseguir seguidores para sua página. Fazendo isso, conectando sua página do Google+ ao seu website pode te ajudar a dominar os resultados de busca, veja esse exemplo da Toyota:

Resultados de busca com link para o Google+
Note que todos os dados adicionais além do resultado do link do site são referências de sites da empresa que estão linkados com seu perfil do Google+.

Por utilizar o ícone do Google+ em seu site, automaticamente o Google indexa suas ultimas atividades na rede no resultado de busca. Você inclusive pode se conectar a página da Toyota no Google+ através dos resultados de busca.

Utilize o botão +1

Você tem o botão +1 no seu website? O botão +1 é um resposta muito mais eficaz do que o botão curtir do Facebook pois quanto mais “+1” tiver sua página, melhor será o posicionamento dela nos resultados de pesquisa do Google, e não importa se a pessoa está logada ou não nos serviços do Google. Imagine que você está buscando uma plataforma de blog para testar e efetua uma busca no Google, que lhe apresenta o seguinte resultado:

Resultados de busca Google Botão +1
Note que o primeiro elemento, além de ser o WordPress, apresenta mais de 7 mil +1’s o que torna muito relevante o posicionamento do serviço nos resultados de busca.

Tenha certeza que o seu website possui os botões +1 com o ultimo código disponibilizado pelo Google. Esse é o melhor procedimento social para aumentar a visibilidade da sua página nas pesquisar do Google.

Preencha todas as suas informações

Tenha certeza de que seu perfil e páginas no Google+ estejam totalmente preenchidas. O Google utiliza alguns parâmetros do seu perfil para incrementar os resultados de busca do serviço. Analise a imagem abaixo para obter exemplos de como as informações presentes no seu perfil podem ajudar o Google a mapear informações sobre os seus serviços.

Como o Google Plus mapeia as informações do seu perfil
Note que cada campo do seu perfil é utilizado para mapear uma informação relevante para os resultados de busca do Google.

Observe como seu perfil é apresentado nos resultados do Google:

Perfil do Google+ nos resultados de buscas do Google
Note que as informações do seu perfil são o que preenche a informação sobre o seu perfil no resultado do Google+.

Se atente aos 55 primeiros caracteres da descrição do seu perfil, eles são importantes, note na imagem abaixo:

Resultado de busca de perfil do Google+
Note que esses 55 primeiros caracteres que vão descrever quem é você e o que você faz, então aproveite esse campo.

Conclusão

Executado esses procedimentos, tente notar através do Google Analytics (caso você utilize o mesmo) ou seu gerenciador de tráfego se houve um aumento no trafego da sua página, tente acompanhar para verificar onde está falhando e se tudo está como recomendado, pois os resultados são imediatos dependendo do seus serviços.

Qualquer duvida estou a disposição nos comentários.

🙂