Como mensurar os dados gerados pelas midias sociais

Alguma vez você teve duvida de como mensurar os resultados de suas campanhas em mídias sociais? Neste post vamos analisar algumas formas simples de mensurar dados em mídias sociais.

Analisar os dados gerados pelas mídias sociais onde uma empresa fez campanha ainda é uma das tarefas mais difíceis de quem trabalha com mídias sociais, pois nem sempre da pra entender o que todos aqueles dados querem ou sugerem dizer.

Existem algumas formas simples de analisar esses dados, e vamos explorar isso neste artigo.

Porque mensurar os dados?

Para mensurar dados os dados gerados em sua campanha é primordial que você conheça o objetivo do seu negócio.

Primeiramente pergunte a você mesmo porque porque está considerando incluir mídias sociais nas suas campanhas de marketing da sua empresa. Como seu em mídias sociais investimento vai gerar lucro ou crescimento dos negócios?

Você vai precisar de alguma maneira, analisar os dados gerados em uma linha do tempo para acompanhar o andamento da campanha em relação ao seu objetivo.

Hoje temos a opção de analisar qual plataforma de mídia social mais se adapta ao seus objetivos, vide as várias opções existentes no mercado.

Por exemplo, se seu negócio visa atingir o publico feminino hoje a rede social que mais agrega o publico feminino é o Pinterest.
Se você é empresa que trabalha muito com branding direto com outras empresas, seu lugar é o Linkedin.

Você precisa conhecer o publico que está interagindo com a sua propaganda para melhorar a forma como oferece os seus produtos/serviços, mensurando esses dados você começa a entender quem está te ouvindo e então melhorar a forma como atinge essas pessoas e como prospectar novos clientes.

Quantifique seus seguidores

Ouvir é um dos principais usos da redes sociais por empresas, se não for o mais importante. Se você não escuta seus consumidores, você está deixando de lado um ponto crucial da mídia social.

Mas como podemos mensurar os nossos ouvintes e como isso impacta a renda da empresa?

Vamos usar o Twitter para responder essa questão.

  •  Pesquise o nome da sua empresa ou serviço prestado e o Twitter vai te trazer informações em tempo real sobre o termo pesquisado.
Twitter Barra de Pesquisa - Como mensurar dados gerados pelas mídias sociais
Barra de pesquisa do Twitter – Pesquise sua empresa ou negócio
  • Você pode selecionar se quer ver os top tweets sobre a sua empresa ou serviço, ou se deseja ver tudo que cita o nome da sua empresa ou serviço.
Twitter resultado de pesquisa - Como mensurar dados gerados pelas mídias sociais
Resultados da busca.
  • No resultado da busca, verifique quem é um potencial cliente para ser seguido.
  • Monitore os tweets dessas pessoas diariamente e gere conteúdos pensando nela, respondendo suas questões, ajudando sempre que possível.
  • Essa mesma técnica pode ser aplicada no Pinterest, como apresentamos neste artigo.

A pesquisa avançada do Twitter também é poderosa, especialmente para negócios locais. Você pode usar essa ferramenta para pesquisar termos específicos relacionados ao seu negócios que as pessoas próximas a você estão discutindo.

Além do mais, o Twitter é uma ótima ferramenta de serviço ao cliente em tempo real. Você vai notar que com ele é fácil:

  • Saber exatamente quantas pessoas você está ajudando.
  • Se está crescendo esse número de pessoas.
  • Os problemas que os usuários estão vivenciado em relação ao seu negócio.
  • O que está dando errado no seu negócio.

No fim do período reservado para mensurar dados, priorize os problemas que você identificou e implemente soluções e melhorias relacionadas ao seu negócio. Você pode mensurar o impacto direto que isso gera nos seus negócios observando a renda adicional que foi economizada a partis dessas melhorias.

Crie um sistema para medir seu engajamento social

Para de olhar apenas os likes que sua empresa ou serviço recebe e comece também a se atentar aos “dislikes”.

Essa é uma estratégia vital para quem está tentando gerar atenção para um serviço e é uma forma inteligente de mensurar a resposta do seu esforço no Facebook, Twitter ou outra rede social de sua escolha.

Digamos que você quer lançar um produto ou serviço e deseja criar um buzz sobre isso no Facebook. Você posta uma atualização na sua Página sobre esse lançamento e recebe alguns likes. No dia seguinte, você posta um tipo diferente de atualização. Você consegue mais alguns likes, e observa que as pessoas estão se engajando mais com a segunda atualização compartilhando a mesma e comentando.

Likes demonstram apoio e comentários indicam um profundo interesse mas compartilhamentos são mais valiosos porque transportam sua atualização para outras páginas que no final remetem a sua.

No começo da sua campanha, transforme seu objetivo em um objetivo baseado em números. Use um sistema de pontos para mediar diferentes tipos de engajamento se baseando no que é mais valioso pra você.

Um exemplo do sistema de pontos:

  • Likes: 1 ponto cada.
  • Comentários: 5 pontos cada.
  • Compartilhamentos: 10 pontos cada.

Durante a campanha, uma rápida soma dos valores vai te ajudar a determinar se seu esforço no Facebook está te ajudando a alcançar seus objetivos ou não.

Entendendo corretamente a técnica, você pode utilizar a mesma em qualquer outra rede social.

Adicione Valor, depois Venda e Mensure os dados

Essa estratégia é baseada em gerar bons conteúdos que adicione valor para os seus consumidores antes de falar com eles sobre vendas.

Por exemplo, digamos que seu restaurante está lançando um novo menu saudável. Seu objetivo é conseguir 300 clientes no restaurante para testar esse novo menu durante a semana seguinte.

Desde que sua comida tenha um apelo visual, você pode desenvolver uma estratégia no Facebook e Instagram (isso não quer dizer que outras redes possam ser inclusas nessa estratégia, o Pinterest por exemplo também é excelente para esse contexto). Você posta fotos da comida do restaurante, gera conteúdo em torno de uma alimentação saudável e gera organize informações na sua página do Facebook sobre produtos vendidos direto de fazendas.

Ofereça um conteúdo valioso para conquistar a confiança das pessoas.

Mais tarde, ofereça cupons para o restaurante na página do Facebook. O número de pessoas que solicitarem um cupom é um resultado que podemos quantificar.

Como mensurar seu esforço utilizando essa estratégia:

  • Use o sistema de pontos citado anteriormente para determinar se o seu conteúdo está te ajudando a alcançar seu objetivo.
  • Utilize cupons de desconto específicos para sua campanha em mídias sociais para facilitar o modo como mensuramos e observamos o retorno de investimento.
  • Crie landing pages únicas para cada uma de suas campanhas onde os clientes podem baixar ou adquirir o que está sendo promovido. Desenvolver uma landing page para cada campanha ajuda a ver claramente o quanto sua campanha está dando certo.

Esse artigo da idéias de como criar planos e como mensurar os dados gerados por esses planos sem utilizar ferramentas especiais nem outros recursos online, apenas acompanhando os dados gerados com atenção.

Dessa mesma maneira, muitos outros conceitos podem ser aplicados para gerar novas campanhas, e mensurar dados.

Qualquer duvida, encaminhe um comentário.

🙂