Pinterest – o que é e como utilizar a seu favor

Neste post vamos analisar essa rede social que em relação a outras é nova no mercado, e apresentar algumas técnicas de como utilizar ela ao seu favor para propagar informações sobre o seu negócio.

O que é o Pinterest

Com 48,7 milhões de usuários, o Pinterest é uma das redes sociais existentes mais utilizadas, porém muitos donos de negócios ainda não sabem direito para que server a rede. Empresas tem medo de arriscar novos horizontes no mercado de marketing social e preferem investir nas mais populares como Facebook e Instagram.

De qualquer maneira, o Pinterest é praticamente feito para negócios – especialmente negócios que se baseiam na venda de produtos. O Pinterest é praticamente a unica rede social onde o usuário já espera ver fotos e na maioria das vezes procura apenas fotos sobre diferentes produtos, com preço embutido, que muitos outros usuários estão prontos para adquirir, o que acaba tornando o serviço um ótimo local para marketing.

Algumas estatísticas que comprovam a utilidade da rede:

  • Pins com o preço incluido tem 36% mais “likes” que sem preço.
  • 69% dos usuário encontram pelo menos um produto que eles compraram ou que queiram comprar na rede.
  • 80% dos usuário são mulheres.

Alguns consideram o Pinterest uma nova experiência de Loja Online que provavelmente vai fixar um padrão.

Como mencionado anteriormente, o Pinterest é muito bom para negócios baseados em produtos, como por exemplo: moda, alimentos, art de todos os tipos e suas vertentes. Isso não quer dizer que o seu negócio não pode estar na rede, muito pelo contrário, aplicando corretamente as técnicas que vamos apresentar neste artigo você pode atingir ótimos resultados na rede.

Crie uma conta Business

A primeira coisa que deve ser feita caso deseje utilizar o Pinterest em seus negócios é criar uma conta business, que nada mais é que criar um perfil para sua empresa onde apenas serão veiculadas informações pertinentes a marca. Não é obrigatório para propagar seus produtos ou serviços mas é muito importante caso queira vender produtos pela rede. Uma pagina para o seu negócio da mais credibilidade e torna o seu posicionamento na rede mais profissional.

Use ferramentas para ajudar

O Pinterest, por ser uma rede nova, ainda não tem API liberada para desenvolvedores utilizarem seus dados em apps e ferramentas inovadores, como acontece com o Facebook e Twitter, ainda sim existem algumas ferramentas que podemos utilizar para nos auxiliar na utilização da rede.

Uma lista de ferramentas (realmente uteis) que podem te auxiliar a propagar conteúdo na rede:

  • http://pinstamatic.com/ – Cria boards do Pinterest prontos para compartilhar na rede sem nenhuma ferramente de edição, extremamente recomendado antes de compartilhar um link na rede.
  • http://pinleague.com/ – Uma das melhores ferramentas para análise e estatísticas de dados sobre seu perfil na rede. Muito útil para monitor engajamento da marca.
  • http://postris.com/ – Customiza seu board de acordo com seus interesses, encontra tópicos populares, atualização em tempo real e monitora seus interesses.
  • http://www.shopinterest.co/ – Se você quer transformar sua conta do Pinterest em uma loja virtual confira este serviço.

Existem muitas outras ferramentas, mas como citamos anteriormente, como o Pinterest ainda não tem sua API liberada para Developers, fica difícil dar credibilidade a elas, porém as que foram citadas são muito utilizadas e uteis nos processos de criação de conteúdo para a rede.

Acompanhe as métricas da rede regularmente

Para conseguir bons resultados você precisa checar regularmente as métricas do seu perfil e o próprio Pinterest oferece uma ferramenta para essa análise. Isso permite que  a você monitorar quantas pessoas tem pinado seu website ou quantas pessoas viram seus pins. Você também pode ver o que está bombando no Pinterest nos mais pinados e com base nessa informação você pode começar a gerar melhores pins e boards para atingir seu target.

Torne seu website “pinável”

Se você deseja que as pessoas pinem seu site, o que é uma ótima forma de propagar o conteúdo do seu serviço ou produto, você precisa tornar ele um site bem visível, com muitas imagens. Encontrar imagens especificas para cada pin pode ser um desafio mas essa é a graça da rede o que torna seus pins mais relevantes.

Alguns serviços para te ajudar a encontrar imagens (lembre-se de dar crédito ao autor caso utilize as imagens):

  • Flickr – verifique os diretos de imagens e faça referência ao autor das mesmas
  • Photo Pin – esse site possui uma grande variedade de fotos com sob licença Creative Commons.

Pinterest “Goodies”

O Pinterest também conta com algumas ferramentas associadas ao navegador que facilitam a vida do usuário na rede, conforme o link http://about.pinterest.com/goodies/ .

  • “Pint it Button” – adiciona o botão de pinar a qualquer item em uma página HTML.
  • “Board Widgets” – anexa seu board em qualquer pagina HTML.
  • “Pin it” – para navegadores, adiciona o botão a barra de ferramenta para adicionar qualquer imagem ou vídeo disponível na página.

Conheça sua audiência

Assim como qualquer rede social, se você deseja gerar engajamento no seu perfil você precisa conhecer sua audiência. Você vai precisar fazer uma pesquisa sobre o que seus seguidores mais gostam de pinar e quais são seus boards favoritos, e com base nessa informação você pode gerar melhores pins e boards que vão agradar seus seguidores e incentivar eles a te seguir e o compartilhamento dos seus pins na rede.

Compromisso

Se você quer que as pessoas sigam você na rede você precisa gerar engajamento e isso requer compromisso com o seu perfil na rede. Se você marcar sempre presença na rede, curtindo conteúdo, pinando, comentando você tem mais chances de receber likes, comentários e shares do seus conteúdos, assim como mais seguidores. Tenha certeza que você está ligado a marca e compartilhe na rede apenas o que você acha que representa o seu negócio como um todo.

Crie infográficos

Criar e compartilhar infográficos é uma das melhores maneiras de conseguir seguidores no Pinterest. Como a rede é baseada em imagens, e infográficos são informações baseadas em imagens, o recurso é excelente na rede. Existem algumas ferramentas online que te auxiliam na criação de infográficos, como o visual.ly e infogr.am.

Fique de olho na concorrência

Quase uma tática de guerra, mas o fato é que acompanhando o crescimento da concorrência você pode aprender várias técnicas para impulsionar o seu negócio. Fique de olho em páginas famosas na rede, as que tem mais seguidores e como eles trabalham seus pins e boards. São técnicas de quem está fazendo a coisa certa na rede pois está gerando conteúdo e criando seguidores.

Galera, é isso.
Qualquer duvida, encaminhe um comentário.

🙂