Como impulsionar seu engajamento no Facebook

Neste post vamos analisar como renovar as interações que temos com nossos fans no facebook e nas redes sociais como um todo.

Muitos profissionais dessa nova área de social media que tem no máximo 7 anos, hoje, já estão se perguntando se ainda é possível viver desse tipo de marketing, em redes sociais ou mídias sociais.

A verdade é que não sabemos, porém temos total ideia de que é necessário renovar este mercado e inovar nas soluções, porque somente métricas de qualquer que seja a referência, hoje não são suficientes para agradar tanto cliente quando consumidor.

Vamos analisar algumas maneiras de renovar a participação da sua marca junto aos seus consumidores e melhorar o engamento no Facebook.

Resolver problemas com as fotos

Posts com uma imagem e uma simples legenda que da sentido para uso do produto exposto por exemplo é uma ótima utilização de foto em posts. Você pode dar os melhores exemplos de como o seu produto vai ser útil pro consumidor apenas explicando pra ele que como utilizar o mesmo de diferentes formas.

Utilize essa técnica também para engajar discussões com o publico alvo do seu post. O exemplo abaixo da empresa americana de alimentos Whole Foods apresenta bem essa técnica.

facebook_image_post_example
Você se divertiu no feriado? Nosso Cherry Almond Smooth pode te ajudar a recuperar a disposição!

Dicas para posts com imagens:

  • Quando for elaborar um post próprio, adicione um post com imagem e texto e não apenas um link para que o facebook mapeie qualquer imagem presente. Sua imagem de foco do post fica maior e mais relevante, e imagens grandes tem mais chances de serem notadas.
  • Otimize imagens para a medida 403 x 403 px para Post na Timeline. Imagens maiores serão apresentadas com foco no centro da imagem, sem afetar a media, perdendo o conteúdo da mesma.

Envolva o cliente nas campanhas

As pessoas adoram ver o conteúdo que eles geram, ou que amigos geram sendo compartilhado por marcas.

Use o conteúdo gerado pelos seus seguidores na rede para gerar posts, dando atenção ao cliente, isso aproxima a marca dos clientes e tem muito a ver com o conversar da marca com os consumidores.

O jornal Folha de SP fez uma campanha que da um exemplo interessante dessa interação com o usuário, eles pediram para quem fosse ao rock in rio que enviasse as fotos do evento pra eles, e então eles replicavam na pagina da Folha de SP para mais de 800 mil seguidores.

Folha Facebook Campanha
Slogan utilizado para propagar a campanha

O jornal Estado de SP também tem uma campanha parecida, toda manhã eles postam uma foto do amanhecer na cidade que é enviada para eles por meio de hashtags ou diretamente, através das redes sociais.

Para ilustrar temos um exemplo da pagina americana do Starbucks, que elaborou um concurso de desenho nas unidades da rede e os melhores desenhos viram cover da pagina do facebook da rede, dando referencia ao autor nas redes sociais.

facebook_image_post_example
O Starbucks utiliza a arte de seus clientes na cover photo da fan page do Facebook.

Dicas para envolver o consumidores nas campanhas:

  • Replique as interações dos usuários com a marca em outras redes sociais como Twitter e Instagram.
  • Chame a atenção dos fans que ajudam a promover sua marca.

Envolve o consumidor com uma questão

Todo consumidor quer ser ouvido pela marca do produto que consome, e questões dão a chance do consumidor dar sua opinião em forma de resposta.

Induza seus fans a compartilhar as preferências do consumidor pode te ajudar a dar nome a um produto ou descrever um momento ou memória da marca.

Temos um exemplo interessante no brasil com o “Halls” de uva verde que foi retirado do mercado, e através das redes sociais, da interação da Kraft com os consumidores do produto, ele foi colocado novamente no mercado satisfazendo os consumidores que elevaram a venda do produto.

Outro exemplo, com a americana Skittles, que pediu que seus consumidores descrevessem o momento em que abrem um skittles. O post, que foi feito no Facebook, gerou mais de 5,000 interações.

facebook_image_post_example
“Qual o melhor momento quando você abre um pacote de skittles?”

Dicas para fazer perguntas através de posts no Facebook:

  • Faça perguntas simples.
  • Relacione a questão com o estilo de vida do consumidor, por exemplo, como e onde ele utiliza seus produtos.
  • Monitore as interações dos consumidores via Facebook, Twitter e Email para identificar pontos chaves para a questão abordada.

Deixe o consumidor completar a opinião da marca

Utilize uma breve frase com uma ou algumas palavras faltando para gerar interação do usuário com a marca, que acaba completando a opinião da marca com um exemplo do consumidor.

No brasil já tivemos campanhas da Microsoft via Facebook que pedia a opinião do consumidor em relação ao recém lançado Windows 8, que gerou todo tipo de comentário em relação a marca. Temos que elaborar bem a frase de interação para que não induza o consumidor a denegrir a marca por um pequeno motivo.

Temos um exemplo ilustrado da batata Pringles americana que utilizou um post com imagem e uma questão com um campo vago para que o usuário interagisse e informasse a empresa qual sabor da batata mais combina com o feriado. Um bonus dessa tática é que a Pringles acabou recebendo referências dos seus produtos monitorando os comentários.

facebook_image_post_example
Nesse exemplo a pringles pede que o consumidor informe qual o sabor da batata que mais combina com o feriado.

Dicas para esta tática:

  • Utilize está tática para dois propósitos de engajamento, onde o usuário interage e da uma opinião sobre o produto ou marca.
  • Mescle o post com algum feriado ou evento para criar uma relação de interação com o usuário.
  • Distrações e situações engraçadas faz com que as pessoas interajam com um lado mais pessoal.

Legendas colaborativas para fotos

As legendas de fotos combinam o facinio das fotos com o desejo que as pessoas tem de interagir com uma marca.

Tente a assimilar uma foto bacana que tenha algo a ver com o que você está postando e melhor ainda se tiver a ver com a sua pagina também e adicione uma questão na legenda que instigue os fans a dar uma legenda para a foto.

Um exemplo da utilização desse recurso é o modo como o canal National Geographic interage com os seus no Facebook, postando fotos dos melhores fotógrafos de natureza do mundo e pedindo para que seus fans deem o titulo da foto, que na maioria das vezes tem uma interação altíssima.

facebook_image_post_example
“Que titulo você daria para esta foto?”

Dicas para esta tática:

  • Utilize imagens inspiradoras, provocativas e bem humoradas para ter a colaboração dos fans.
  • Alguns repositórios de fotos: Reddit’s PicsFlickr Creative CommonsShutterstockiStockphoto. Lembre-se de fazer referência ao canal que disponibilizou a foto.
  • Para incentivar a interação com o post, ofereça algo em troca do incentivo dos fans.

Compartilhe citações

Citações realmente engaja o sentimento de “eu também” de uma pessoa, e no Facebook a maneira mais fácil de expressar esse sentimento é clicando no botão curtir. Uma citação pode associar sua marca a bons sentimentos e criar uma bela relação com seu mercado no Facebook.

Um exemplo dessa tática é o que a marca de Whisky JOHNNIE WALKER® faz em seus comerciais e como notei recentemente, em sua página do Facebook. Aliás, se eu pensarmos bem, nos últimos anos foi uma das poucas marcas a inovar sua publicidade com inspiração ao invés de apenas apresentar seu produto.

facebook_image_post_example
“Um ótimo exemplo de como uma citação pode impulsionar o desejo do consumidor sobre a marca”

Outro exemplo, da pagina da Disney americana:

facebook_image_post_example
“Como você consegue ler este livro sem imagens?”

Dicas para posts com citações:

  • Combine sua marca com citações que tenham algo em comum com seu objetivo de campanha.
  • Use memes com as citações para impulsionar o compartilhamento – alguns serviços para criação de memes QuickmemeImgflip e Memecrunch.

Transforme o “curtir” e o “compartilhar” em votação

Neste método, um dos mais divertidos e que gera bastante interação, você cria duas situações em cima de um post onde as únicas interações são curtir ou compartilhar (neste caso os comentários são consequência), e pede que o usuário escolha uma delas. O fato dos votos serem visíveis encoraja os fans a participar da “votação”.

A página americana do supermercado Wallmart utiliza bastante esse recurso em suas campanhas.

facebook_image_post_example
“Muito transito neste feriado? Curta se você vai utilizar sua bike ou Compartilhe se você vai ficar preso do trânsito”

Dicas para usar este método:

  • Utilize situações controversas, que gere sentimentos fortes em seus fans.
  • Integre seu produto ou marca no post.
  • Edite a foto do post com editores de fotos sofisticados para integrar na imagem instruções de como interagir na votação.

Essas são apenas algumas maneiras de você fugir do padrão e inovar em posts patrocinados por marca, para efetivamente atingir o publico e ter um retorno substancial além de likes, shares e comments. Existem muitas outras maneiras e especialistas do assunto estão sempre inovando, basta acompanhar e sempre notar bons exemplos enquanto navega no facebook.

E o você acha que agora consegue criar conteúdo mais interativo ou acha que apenas likes e shares são o suficiente? Vamos inovar!

Qualquer duvida sobre este assunto ou exemplo apresentado, encaminhe um comentário.

🙂