Boas práticas para você aumentar a visibilidade do seu website em motores de busca


Web Crawler

Frequentemente os motores de buscas de serviços como o Google e Bing rastreiam a web em busca de novas informações para indexar em seu catalogo. Neste post vamos apresentar boas práticas para melhorar a visibilidade do seu website pelos motores de buscas disponíveis na Web, sem comprometer o mesmo.

Como funcionam os motores de busca do Google e Bing

Sabemos que hoje os motores de busca disponíveis na internet mapeiam toda a rede para indexar novas informações, mas na prática o processo é um pouco mais complexo.
Os motores de busca primeiro verifica se existe nova informação, compara com as informações existentes e adiciona ou atualiza a informação no índice (que agrega as informações em um sistema de busca).

Os motores de busca de buscadores como o Google e Bing no entanto, não indexam qualquer informação no seu índice, melhor dizendo, eles acatam informações que se apresentem pra eles da forma que ele espera entender e apresentar um site nos seus resultados. Partindo deste principio, existem algumas praticas que devemos exercer para garantirmos que nosso website tenha uma boa visibilidade no índice de busca.

Atualize o conteúdo constantemente

Tente sempre manter o seu website ou blog atualizado. O recomendado é que o website em questão seja atualizado todos os dias ou no minimo três vezes por semana. Existem websites que não tem muito conteúdo atualizável, uma dica que pode contornar essa situação é criar um blog no portal para que o mesmo seja cada vez mais indexado no Google, gerando cada vez mais reconhecimento do domínio.

Certifique-se que os serviços estão funcionando

Sempre verifique se o servidor que hospeda o seu website está funcionando corretamente para minimizar erros. Tente monitorar através do Google Web Masters Tool se existe alguma página que o motor de busca não consegue indexar, caso exista, tente corrigir o erro.
– Recomendo o uso do serviço FREE Monitor.us para monitorar a disponibilidade dos seus serviços.

Tenha em menta o tempo que sua pagina leva para carregar

Tente otimizar sua pagina para carregar o mais rápido possível, no caso tornando ela leve. Uma dica é tentar utilizar mais códigos em HTML5, CSS3 e Jquery pois os mesmo substituem possíveis imagens que venham a aumentar o tempo de carregamento da pagina.
Uma pesquisa feita pela eMarketer reseach mostrou que 16% das pessoas deixam um site se ele demora mais de 10 segundos para abrir por completo e somente uma segunda pessoa espera em torno de 15 segundos, o que pode fazer com que você perca um a cada 2 visitantes.
Lembre-se que os robôs do Google não gastam muito tempo indexando uma página, então quanto menos tempo levar para carregar a mesma, melhor para os motores de busca.

Verifique a estrutura de links internos

Certifique-se de que nenhum conteúdo duplicado seja acessado por diferentes links. Pense no tempo que os robôs do Google vão gastar para analisar conteúdo duplicado na página e essa prática fica evidente.

Tente gerar links de acesso a sua pagina

Tente referenciar seu website em portais ou blogs que tenham alta taxa de atualização, isso também pode ajudar a gerar visibilidade pela rotatividade de usuários no portal em questão, além disso gera credibilidade para o seu website por meio do page rank do Google.

Ajuste a taxa de indexão via Google Webmasters Tool

Siga o tutorial de como forçar o Google Webmasters Tool a atualizar seu website no índice de pesquisas para entender este ponto.

Adicione um Sitemap ou mapa do site

Alguns desenvolvedores dizem ter notado um aumento na taxa de rastreamento do seu website após adicionarem um Sitemap porém o Google afirma que um Sitemap integrado apenas ajuda o robô do motor de busca a descobrir novos links e endereços dentro de uma URL mas isso não garante que o robô vai rastrear todo seu website só porque você submeteu um Sitemap no Google Webmasters Tool.

Certifique-se que seu website possua um titulo e meta tags únicas para cada pagina

Sempre tente categorizar suas páginas com um titulo referente ao assunto tratado e tags relacionadas a isso, vai ajudar a promover o link nos mecanismos de busca em relação ao assunto abordado no link.

Sempre analise o desempenho do seu website no Google Analytyics e Webmasters Tool

Utilize essas ferramentes, eles dizem muito sobre o seu website e geram relatórios que transparecem informações que você não tem como analisar de outra forma. Quanto mais dados você conseguir analisar corretamente mais conversões você vai ter para seu website.

Qualquer duvida, encaminhe um comentário.

🙂