Como indexar um website no Google

Resultados do Google

O Google re-indexa as páginas da web algumas vezes por mês (paginas que já estão indexadas), as vezes até mais de uma vez por dia para atualizar as informações do seu website nos resultados de busca porém as vezes esse processo precisa ser feito de imediato. Neste artigo vamos analisar como forçar os robôs do Google a atualizar a informação que é apresentada do seu website nos resultados do buscador para minimizar as chances de resultados ruins para o link da sua empresa.

Introdução ao Google Webmasters Tool

Para você efetuar o processo deste tutorial com sucesso, você precisa ter um site já cadastrado no serviço de ferramentas para webmasters do Google, pois é dentro deste painel de gerenciamento que executamos o pedido de atualização do link.

Tutorial de como integrar o Google Webmasters Tool ao seu site

Feito isso, podemos prosseguir com o tutorial.

Imagine a seguinte situação:
O website da sua empresa foi invadido por algum tipo de ação maliciosa, e o Google detectou isso no seu domínio, e automaticamente ele é removido das buscas para evitar problemas para os usuários, impedindo sua empresa de atingir os clientes que estão na internet.
Resolvido o problema com o website, você precisa que seja renovado de imediato as informações do buscador em relação ao seu link para que ele volte a ser apresentado nos resultados de busca.
Isso exemplifica a existência dessa função nas ferramentas de webmasters do Google.

Forçando atualização da url

Primeiro passo – dentro do Webmasters, acesso o item do menu “Rastreamento” e depois o item “Buscar como o Google”

webmasters_craw

Segundo passo – na tela apresentada, peça para buscar o link que deseja atualizar, no nosso caso, não precisamos entrar com nenhum dado pois queremos atualizar o indice completo do dominio, portanto apenas clique em buscar. Ele deve apresentar a seguinte tela com o botão “Enviar ao índice” presente no resultado:

Webmasters Force Craw

Terceiro passo – após clicar no botão “Enviar ao índice” ele vai apresentar a seguinte tela pedindo que seja selecionado como a url deve ser indexada, se apenas o link informado, ou se todos os links atribuídos ao domínio que é o nosso caso.

Webmasters caixa de confirmação

Quarto passo – após confirmar que são todas as urls, ele vai voltar para a pagina inicial da categoria e vai apresentar a seguinte notificação na parte superior da tela:

Webmasters Notificação

Agora basta aguardar alguns segundo e efetuar uma nova busca do seu site no Google para verificar se o processo foi realizado com sucesso.

Qualquer duvida encaminhe um comentário.

🙂

  • Brian

    Muito obrigado! Me ajudou muito!

  • Caique Souza

    Parabéns pela postagem!